Filtros
Filtrado por:
Categoria
Departamento
Marca
Sem Glúten
Sem Lactose
Sem Ovo
Subcategoria
Vegetariano
Faixa de Preço

AÇÚCAR: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS

Originada do termo sânscrito çarkara, que significa "grãos de areia", os açúcares são carboidratos cristalizados, à base de sacarose. No início do século XV, o açúcar foi denominado de “ouro branco”, pois era um produto muito cobiçado na Europa. Hoje em dia, o Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar do mundo, pelo fato de possuir solos férteis e um clima adequado para as plantações de cana de açúcar.

Tipos de açúcar

  • Açúcar mascavo: é um açúcar petrificado, originado a partir da cristalização do melaço, por esse motivo, possui uma coloração amarronzada e com um alto teor de ferro.

  • Açúcar demerara: açúcar granulado, amarelado, feito a partir do açúcar mascavo.

  • Açúcar refinado granulado: não possui corantes, nem umidade e por ser um açúcar puro, as indústrias farmacêuticas e confeiteiros utilizam muito esse produto.

  • Açúcar refinado: com granulados finos e brancos, é o mais utilizado para consumo doméstico.

  • Açúcar cristal: ao contrário do refinado, seus cristais são grandes e transparentes, possui um maior rendimento, mas são difíceis de serem dissolvidos em água, por isso é utilizado mais em receitas de bolos e doces.

  • Glaçúcar: ou açúcar de confeiteiro, seus grânulos são mais finos que o açúcar refinado, sendo usados em confeitos de bolos, em massas, bolachas e bebidas.

  • Açúcar orgânico: sua produção é feita em solo protegido do uso de agrotóxicos e fertilizantes.

  • Açúcar fit: é a combinação de açúcar demerara com estévia, tem a função de adoçar duas vezes mais do que o açúcar comum.

  • Açúcar de coco: extraído das flores do coqueiro, é rico em vitaminas do complexo B, como a vitamina B1, B2, B3 e B6. Além disso, contém minerais como o potássio, magnésio, ferro e zinco. Desta forma, o açúcar de coco é uma ótima opção para quem busca uma alimentação mais saudável e nutritiva.

O açúcar faz mal?

Como qualquer outro produto, se utilizado em excesso pode causar malefícios à saúde. Portanto, consumir o açúcar em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolver algumas doenças, principalmente a síndrome metabólica, que está associada com doenças cardiovasculares, obesidade, AVC e diabetes tipo II.

Qual o melhor tipo de açúcar?

Isso vai depender do tipo de preparação. Agora, se for para o consumo, os mais recomendados são: os açúcares mascavo, demerara e orgânico, pois quanto mais escuro, mais vitaminas e minerais o açúcar contém.

Mesmo as versões mais saudáveis de açúcar, não devem ser consumidas por pessoas com diabetes mellitus.

Onde comprar açúcar?

Na Mundo Verde você encontra diversas opções de açúcares. Confira!