Filtros
Filtrado por:
Marca
Sem Conservantes
Sem Glúten
Sem Lactose
Vegetariano
Faixa de Preço

TEMPEROS NATURAIS

Quem nunca utilizou condimentos e temperos naturais para realçar o sabor da comida, não é mesmo? Além de fornecer sabor e aroma aos alimentos, um bom tempero natural ainda pode proporcionar diversos benefícios para a nossa saúde. Conheça mais sobre os tipos de temperos naturais, benefícios dos temperos e ervas para a saúde e ainda aprenda como fazer tempero em casa!

O que são temperos naturais?

Os temperos naturais são obtidos por meio da mistura de especiarias (raízes, cascas, folhas, sementes, flores e frutos) ou de outros ingredientes, com a finalidade de conferir sabor e/ou aroma aos alimentos e bebidas. São constituídos de óleos essenciais, substâncias antioxidantes e funcionais.

Como fazer temperos naturais?

Também é possível fazer um tempero caseiro natural, apenas misturando ervas de sua preferência.

São sempre opções mais saudáveis, pois são livres de conservantes, corantes, aromatizantes e realçadores de sabor. Porém, em alguns casos acabam dando mais trabalho para preparar.

Mas não desanime, para quem prefere a praticidade e não abre mão de uma alimentação saudável, hoje em dia é possível encontrar diversas opções de temperos e condimentos naturais prontos e industrializados, isso mesmo!

Eles são elaborados com ervas e temperos naturais do nosso dia a dia, tais como alho, cebola, orégano, alecrim, páprica, entre outros, além de serem livres de aditivos alimentares!

Como usar temperos naturais?

Os temperos naturais podem ser usados de diversas maneiras no nosso dia a dia. Na culinária, os temperos naturais podem ser usados para conferir e/ou realçar o sabor e o aroma de molhos, ensopados e carnes.

Os temperos e especiarias naturais ainda podem ser usados na preparação de chás, infusões e sucos. Basta usar a criatividade e abusar dos sabores e aromas que os temperos naturais podem oferecer.

Temperos naturais sem sódio

Além de ser uma opção mais saudável, os temperos sem sódio podem ser usados como substitutos do sal, pois quando adicionado aos alimentos, os temperos e condimentos naturais são capazes de realçar o sabor das preparações, tornando o alimento mais atrativo, além de estimular nosso apetite.

Normalmente não possuem sódio, pois são compostos apenas por ingredientes naturais, sem adição de sal. Além disso, os temperos naturais sem sódio são uma ótima opção para pessoas que precisam controlar a hipertensão.

Benefícios dos temperos naturais

As propriedades dos temperos e especiarias naturais vão além do sabor e do aroma, uma vez que o consumo de ervas e temperos naturais pode estar relacionado com a prevenção e o tratamento de doenças.

Os temperos naturais também contêm nutrientes como as vitaminas e os minerais, e muitos ainda possuem propriedades antioxidantes. Confira os benefícios de alguns temperos naturais:

  • Semente de Gergelim: possui grande quantidade de vitaminas A, E, B1 e B2 e minerais como o cálcio, fósforo, ferro, além de fibras e óleos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6). Protege o nosso sistema cardiovascular, atua na prevenção do envelhecimento, entre outros benefícios.

  • Hortelã: possui grande quantidade de cálcio, ferro e fósforo, além de vitaminas A, C e do complexo B. Tem propriedade digestiva e calmante, combate a gripe e resfriados.

  • Gengibre: possui cálcio, fósforo, ferro e niacina. É muito indicado na prevenção de náuseas e para aumentar o apetite, atua na digestão e melhora a circulação, prevenindo o surgimento de doenças do coração.

Onde comprar temperos naturais?

Aqui na Mundo Verde, comprar tempero natural é muito mais fácil e prático! Nesta seção de temperos naturais você vai encontrar opções de temperos para saladas, tempero para carne e muito mais para deixar sua alimentação mais saborosa!