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Whey Protein: o que é, como tomar, onde comprar

Whey protein é um dos suplementos para ganhar massa muscular mais apreciados por atletas e adeptos da musculação. Contudo, está cada vez mais em alta a utilização de whey protein como ingrediente em receitas fit, e não apenas como suplemento. Mas, vamos saber mais sobre whey protein, para que serve, seus benefícios, whey protein como tomar, os tipos de whey protein, entre outras coisas.

O que é Whey protein?

O whey é uma proteína de alta qualidade (alto valor biológico) que possui rápida absorção no organismo. Essa valorização se deu pela alta quantidade de aminoácidos essenciais que possui, incluindo os BCAAs (leucina, valina e isoleucina) e também pela baixa quantidade de gorduras, que é justificada pelo fato de utilizar apenas o soro do leite no seu processo de extração.

O whey protein passa por diversos processos até ser envasado e chegar a você. Primeiro, o leite é resfriado até atingir 4ºC, logo depois passa por uma pasteurização para atingir a temperatura aproximada de 73ºC.

Neste ponto, se transforma em queijo e a outra parte é soro. Esse soro do leite é escoado e isolado, passando por outro processo em que se torna seco. Esse preparo seco já é o whey concentrado! Para obter o whey isolado e hidrolisado, ele passa por mais etapas até atingir as finalidades de cada um.

Diferença entre o whey protein concentrado, isolado e hidrolisado

As principais diferenças são a quantidade de proteínas e a velocidade de absorção entre elas. O concentrado tem menor quantidade de proteínas, o isolado possui mais proteínas que o concentrado e o hidrolisado é o que contém mais proteínas.

Em relação à velocidade de absorção, todos possuem rápida absorção: o whey concentrado é rápido, o whey isolado é mais rápido e o whey hidrolisado é o que possui maior velocidade.

O preço deles é estabelecido através desses critérios, sendo o concentrado o mais barato, seguido do isolado e o de maior valor é o hidrolisado.

O whey protein hidrolisado também não contém lactose e é uma boa pedida para quem possui intolerância.

Para que serve whey protein e quais são seus benefícios?

A suplementação de whey protein possui diversas funções e vai muito além de uma oferta proteica para praticantes de atividades físicas:

  • Idosos: o whey protein pode ser indicado para idosos, uma vez que eles possuem resistência ao anabolismo (ganho de massa muscular magra). De acordo com estudo publicado pela Universidade do Texas, o envelhecimento está associado a uma redução na capacidade de síntese de proteínas do músculo esquelético. Por isso, para prevenir a sarcopenia, recomenda-se a ingestão adequada de proteínas em cada refeição do idoso, com cerca de 25-30g de proteínas.
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  • Manutenção dos níveis de aminoácidos: essa proteína é muito eficaz para os praticantes de atividade física, pois possui a função de ofertar uma quantidade de proteínas a quem o consome, com o intuito de manter a aminoacidemia (níveis de aminoácidos no sangue) e evitar o catabolismo (perda de massa magra), preservar a massa magra e, além disso, quando for o intuito, promover a hipertrofia (aumento de massa muscular magra).
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  • Doenças degenerativas: segundo pesquisa divulgada pela Academia Brasileira de Neurologia, o whey protein pode ser utilizado como ferramenta no tratamento de doenças como a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma vez que pode contribuir para o ganho de peso e aumento na contagem de linfócitos. A ELA é uma doença neurodegenerativa que pode prejudicar o estado nutricional do paciente, aumentando o risco de desnutrição.

    O whey protein pode ser consumido em diversos momentos do dia, como você poderá observar no decorrer deste texto.

    Whey protein para hipertrofia

    Como vimos, a proteína do soro do leite pode promover diversos benefícios para a saúde. No entanto, a sua fama se dá, principalmente, por auxiliar na hipertrofia – aumento da massa muscular promovida pelo estímulo muscular a partir de exercícios como a musculação.

    O consumo de suplementos proteicos, entre eles o whey protein, favorece a reparação do músculo, que sofre microlesões durante o treino, colaborando para o seu crescimento. Para a hipertrofia, o recomendado é consumi-lo logo após o treino, de acordo com a orientação do seu nutricionista.
  • Whey Protein Concentrado: pode fornecer de 29% a 89% de proteína, dependendo do tipo de produto. Possui maior quantidade de gordura e lactose de todos os wheys, mesmo assim não é uma opção ruim. O whey concentrado é mais utilizado como aditivo alimentar, por conta do seu baixo custo e processo de fabricação. É uma boa opção para quem quer economizar e não precisa fazer restrição calórica nem possui intolerância à lactose.
  • Whey Protein Isolado: contém em sua composição cerca de 90% ou mais de proteína. Grande parte do whey isolado é isento de gordura e tem menos de 1% de lactose, por isso o whey isolado pode ser indicado para os portadores de intolerância à lactose, uma vez que a quantidade que possui não costuma causar desconforto por ser muito baixa. O whey protein isolado também possui rápida absorção e é uma opção intermediária de whey.
  • Whey Protein Hidrolisado: o whey hidrolisado possui as cadeias de proteínas quebradas em menores segmentos, os peptídeos, o que o tornam um whey de fácil e rápida digestão. É um tipo de proteína que tem menor possibilidade de causar reações e desconfortos intestinais. É o whey mais proteico e rápido que há no mercado. Possui baixa quantidade de gordura e é isento de lactose. Com todos esses benefícios, este é o whey com valor mais elevado no momento.

Whey protein engorda?

Muita gente tem dúvida: whey protein engorda ** ou **whey protein emagrece? Importante ressaltar que a proteína oferece as mesmas calorias do carboidrato, portanto, o whey protein pode engordar sim, dependendo de como for consumido.

Apesar de ter como principal objetivo o ganho de massa magra, o suplemento whey protein também pode influenciar no ganho de massa gorda. Isso pode ocorrer quando o suplemento está inserido dentro de uma alimentação na qual há um consumo calórico maior do que será gasto.

Sendo assim, se o seu objetivo é tomar whey protein para emagrecer e reduzir massa gorda, ele deve ser associado a atividade física para essa finalidade e hábitos alimentares saudáveis.

Caso busque ganhar massa muscular magra, deverá fazer um treino com essa finalidade e adequar o suplemento ao seu plano alimentar.

O whey com menor quantidade de gordura, como o hidrolisado, é interessante para dietas de emagrecimento. Procure um nutricionista para ajustes nutricionais e um educador físico para indicar o treino ideal para o seu objetivo.

Qual melhor whey protein?

Como já foram mostradas as diferenças entre o whey protein concentrado, whey protein isolado e whey protein hidrolisado, a escolha do *melhor whey protein * depende de dois fatores: quanto está disposto a gastar? Qual a sua real necessidade?

Se você for intolerante à lactose, o ideal é o hidrolisado; se estiver com pouca grana, o concentrado já supre as necessidades; e se quiser um meio termo, o isolado é muito indicado! Respondendo a esses questionamentos e sabendo a diferença entre eles, escolha o whey protein ideal para você!
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Mas, saiba que o ideal é consultar um nutricionista para adequar o whey às suas necessidades diárias, bem como fazer os demais ajustes na dieta.
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Fique atento em relação às marcas de whey, pois muitos fabricantes não declaram tudo o que contém no rótulo e você pode acabar levando gato por lebre e tendo efeitos negativos na saúde. Aqui na Mundo Verde, você pode encontrar as melhores marcas de whey protein de fabricantes confiáveis.

Como tomar whey protein?

Saber como tomar whey protein é essencial para obter melhores resultados. O consumo do whey pode ser feito tanto no pré quanto no pós-treino.

Estudos comprovam efeitos benéficos nos dois momentos, sobretudo em relação à resposta anabólica (equilíbrio entre as proteínas musculares). Nos dois momentos, a função do whey será aumentar a síntese e o balanço proteico, evitar o catabolismo (perda de massa magra), construir e preservar músculo e recuperação muscular, principalmente no pós-treino.
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A ingestão de whey com leite é desaconselhada, uma vez que o leite possui caseína que é de digestão lenta, isso vai contra o intuito do whey que é ter rápida absorção.

Vale ressaltar que whey protein efeitos colaterais pode apresentar caso seja consumido em excesso. Além do ganho de peso, o consumo além da dose recomendada do suplemento pode causar sobrecarga renal e hepática. Por isso, consulte o seu nutricionista e saiba qual a melhor dose de acordo com as suas necessidades.

Mulheres podem consumir whey protein?

Sim! O suplemento pode ser consumido tanto por homens quanto por mulheres. Inclusive, existe uma grande variedade de whey protein específico para mulheres, com adição de colágeno hidrolisado, vitaminas e minerais.

Por que whey protein é caro?

Como já vimos, o whey protein é obtido a partir da fabricação do queijo, na qual o soro do leite é separado e filtrado. Nesse soro, estão disponíveis proteínas de alta qualidade que são utilizadas para a produção do whey protein.

Esse suplemento é caro devido ao seu processo de produção, pois são necessários mais de 200 litros de leite para obter cerca de 1kg de whey protein, e quanto melhor a qualidade do whey, maior a necessidade de leite para produzi-lo.

Onde comprar Whey Protein?

Agora que você sabe tudo de whey protein, como tomar e como inseri-lo na sua dieta alimentar, saiba que aqui, na Mundo Verde, você pode comprar whey protein com as melhores marcas e variedades, inclusive whey protein para mulheres. Whey protein, preço imbatível. Confira!