Filtros
Filtrado por:
Categoria
Departamento
Marca
Sem Glúten
Subcategoria
Faixa de Preço
multivitamínico

Multivitamínico: praticidade e benefícios

Os multivitamínicos permitem a praticidade no consumo de diversas vitaminas, que por diversos motivos podem não ser obtidas apenas por meio da alimentação, em apenas um produto. Existem diversas fórmulas disponíveis no mercado, com variados tipos e quantidade de vitaminas. Entenda melhor o que são os multivitamínicos, benefícios, como tomar e muito mais!

O que são multivitamínicos?


Os multivitamínicos são suplementos compostos por uma combinação de vitaminas, indicados para suprir a deficiência nutricional desses nutrientes ou complementar a dieta quando apenas o consumo alimentar não conseguir suprir essa necessidade.

As vitaminas e minerais são nutrientes essenciais em pequenas quantidades para o metabolismo adequado, sendo fundamentais para o correto funcionamento do nosso organismo.

Entretanto, a maioria das vitaminas não podem ser produzidas pelo nosso organismo, por isso devem ser obtidas por meio de uma alimentação completa e equilibrada, que abrange ㅤtodos os grupos alimentares.

Apenas duas vitaminas fogem a essa regra: a vitamina D, que pode ser produzida pelo nosso organismo a partir da exposição da pele ao sol, e a vitamina K, que é produzida pelas bactérias intestinais.

O grande problema é que muitas pessoas não conseguem se expor ao sol com a frequência necessária ou ter uma alimentação saudável, ocasionando a deficiência desses micronutrientes. Nestes casos, o uso de suplementos vitamínicos são boas opções para suprir as necessidades diárias dessas vitaminas.

Qualquer um pode usar suplementos vitamínicos?


O complexo vitamínico é indicado para pessoas que tenham carências nutricionais ou que não conseguem se alimentar de forma correta todos os dias. Sintomas como imunidade baixa, problemas frequentes de saúde, fadiga, sono excessivo, podem ser sinal de deficiências nutricionais.

Os suplementos de vitaminas podem oferecer mais de 100% da recomendação diária desses nutrientes, porém existe um limite de acordo com cada micronutriente, por isso, o risco de intoxicação é baixo.

De qualquer maneira, é indicado consultar um nutricionista ou médico, que irá avaliar a sua necessidade de reposição de multivitaminas.

Tipos de vitaminas


As vitaminas são divididas em dois grupos: lipossolúveis e hidrossolúveis.

As lipossolúveis são solúveis em gordura, por isso são melhor absorvidas quando consumidas com alimentos fontes de gorduras boas. Nesse grupo estão as vitaminas A, D, E e K.

Já as vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C e todas do complexo B, não necessitam de gordura para absorção e são solúveis em água.

Importância das vitaminas

Veja as principais funções das vitaminas no organismo:

  • Suporte ao sistema imunológico.
  • Ação antioxidante: neutraliza os radicais livres formados no dia-a-dia, prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.
  • Fundamental para o metabolismo de energia, coagulação sanguínea e saúde dos olhos.
  • Coenzimas: necessário para o funcionamento das enzimas (substâncias que aceleram e estimulam diversos processos naturais importantes para o metabolismo).

Como tomar multivitamínicos?


A dosagem do suplemento vitamínico pode variar de acordo com a necessidade individual, e até com a recomendação do fabricante.

Normalmente podem ser encontrados na forma de cápsulas ou comprimidos, devendo ser ingeridos com água.

Onde comprar multivitamínicos?


Aqui na Mundo Verde você encontra diversas opções de multivitamínicos de excelente qualidade. Confira!