Filtros
Filtrado por:
Categoria
Departamento
Marca
Sem Açúcar
Sem Glúten
Sem Lactose
Subcategoria
Faixa de Preço
Minerais

OUTROS MINERAIS

Os minerais são micronutrientes importantes para a formação dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes, e estão presentes também nos tecidos moles como músculos, células sanguíneas e sistema nervoso. São obtidos através da alimentação variada ou da suplementação, e são fundamentais para o perfeito funcionamento do organismo.

Muitos deles são de conhecimento popular como é o caso do cálcio, sódio, ferro, zinco e magnésio. Mas existem outros minerais que são tão importantes quanto estes. Confira!

Quais são os minerais essenciais para saúde?

No total são 21 minerais essenciais à saúde humana e alguns são chamados de sais minerais (cálcio, cobre, cromo, fósforo, cloro, ferro, potássio, enxofre, flúor, sódio, manganês, magnésio, selênio, zinco, iodo, molibdênio, cobalto, silício, vanádio, níquel e estanho).

O excesso ou a deficiência destes minerais podem trazer prejuízos à saúde. Destacamos a principal função de alguns destes minerais e os problemas causados pela deficiência.

  • Selênio: combate os radicais livres, previne o desenvolvimento de tumores, e de doenças neurodegenerativas (Alzheimer e Parkinson), aumenta a imunidade, atua na regulação do sistema endócrino, previne doenças cardiovasculares e hepáticas. A deficiência do mineral selênio leva a dores musculares, problemas na glândula tireoide e aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e cânceres.

  • Cromo: aumenta a ação da insulina, controla a glicemia, reduz o apetite e a vontade de comer doce, melhora a absorção de proteínas, aumenta a formação de músculo e auxilia no controle do colesterol. A deficiência leva a fadiga e aumento da fome, contribuindo para o ganho de peso. Alguns estudos apontam que a maioria das pessoas não ingere a recomendação diária de cromo, e neste caso a suplementação é necessária. O suplemento é vendido como picolinato de cromo ou cromo picolinato para melhor absorção.

  • Manganês: importante na formação óssea, na absorção dos nutrientes, na produção de ácidos graxos e colesterol, no metabolismo dos carboidratos e proteínas, auxilia na cicatrização de feridas e é componente de uma poderosa enzima antioxidante. Importante para a saúde reprodutiva, na produção de hormônios sexuais, na fertilidade e na lactação. A deficiência leva a redução dos níveis de colesterol no sangue comprometendo a produção hormonal, prejudica o crescimento ósseo em crianças e pode levar a perda óssea excessiva e unhas fracas. Pessoas que possuem alimentação restrita podem não atingir a necessidade diária do mineral manganês, e neste caso é possível fazer a suplementação por cápsulas.

  • Cobre: auxilia na formação de algumas células do sangue, ajuda a regular a quantidade de ferro no organismo e melhora a imunidade. Importante na produção de neurotransmissores, de hormônios e de enzimas antioxidantes. A deficiência provoca manchas na pele, problemas na tireoide, osteoporose e doenças neurodegenerativas (Alzheimer e Parkinson). Quando não ingerido na quantidade necessária, é possível suplementar com cobre em cápsula.

ATENÇÃO: É muito importante procurar a ajuda de um profissional para indicar a dose adequada para a sua suplementação.

Por que os minerais são tão importantes?

Os minerais participam de diversos processos metabólicos e do funcionamento geral do organismo. Podemos destacar a atuação dos minerais na regulação e ritmos dos batimentos cardíaco e respiratório, na digestão e absorção dos alimentos, na contração muscular, além da participação na formação dos ossos, dentes e tecidos como já mencionado.

Onde podemos encontrar os minerais?

Os minerais estão presentes nos alimentos e na água. Uma alimentação variada, com a presença de frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, leites e derivados, ovos, cereais e castanhas, terá um bom aporte de minerais.

Mas sabemos que nem todas as pessoas conseguem ter uma alimentação diária tão variada e equilibrada. Aqui na Mundo Verde você encontra alguns destes minerais essenciais na forma de cápsula.

Antes de começar a tomar algum destes minerais consulte um especialista, só ele poderá te indicar a dose correta que você deve ingerir para não causar prejuízos à sua saúde.