Filtros
Filtrado por:
Categoria
Departamento
Marca
Sem Glúten
Subcategoria
Faixa de Preço
MAGNÉSIO

Magnésio: o incrível mineral

O magnésio é um mineral fundamental para o adequado funcionamento do corpo. Nesta matéria você ficará por dentro de tudo sobre o magnésio. Acompanhe!

O que é magnésio

O magnésio é um elemento mineral essencial para a nossa saúde. O corpo humano tem entre 20 e 28 gramas de magnésio, especialmente no esqueleto (de 60 a 65%) e nos músculos (de 34% a 39%). Veja tudo sobre sua importância e funções no nosso organismo!

Para que serve magnésio?

Magnésio, para que serve e diversas outras dúvidas permeiam a mente de muitas pessoas, vamos esclarecer.

Diversas reações fisiológicas dependem desse mineral, como as reações celulares. Além disso, cerca de 300 processos enzimáticos são dependentes da presença de magnésio para sua ativação, os quais participam do metabolismo de carboidratos, proteínas, gorduras e eletrólitos.

Confira mais diversos benefícios do magnésio abaixo:

  • Pode diminuir os riscos de doenças no sistema cardiovascular, justamente por sua ação na produção de óxido nítrico
  • Ajuda a estabilizar a estrutura do ATP, que é a nossa “moeda de energia”.
  • Tem ação contrária à do cálcio, sendo assim essencial o consumo de ambos.
  • Por atuar na produção de óxido nítrico, promove o relaxamento dos vasos sanguíneos.
  • Possui atuação na produção da serotonina, neurotransmissor que favorece o bem-estar físico e mental.
  • Necessário para ativar a bomba de sódio e potássio, bombeando sódio para o exterior da célula e potássio para o interior.
  • Importante para o adequado metabolismo do cálcio e metabolismo ósseo.
  • Essencial para a conversão da vitamina D inativa para a sua forma ativa.
  • Pode reduzir os episódios de enxaqueca, uma vez que o magnésio atua inibindo a excitação (um dos principais gatilhos da enxaqueca).

Quais são os sintomas da deficiência de magnésio?

A deficiência de magnésio está relacionada a uma dieta insuficiente desse mineral, exercício físico exagerado, estresse, exposição a substâncias tóxicas (como alumínio e chumbo), alcoolismo, além do tabagismo.

Atualmente o consumo de magnésio na dieta dos brasileiros tem variado de 122 a 313mg ao dia, é uma quantidade relativamente baixa, sobretudo a partir da adolescência onde para os meninos a necessidade para a ser 410mg e 360 mg para as meninas.

Um sintoma muito comum da insuficiência de magnésio são as cãibras, e você sabe o motivo? Isso ocorre, pois, a deficiência de magnésio prejudica a ação do potássio que é responsável pelo relaxamento muscular, a consequência disso são cãibras frequentes.

Observe outras consequências/sintomas da deficiência de magnésio:

  • Humor: ansiedade, irritabilidade, nervosismo, hiperatividade.

  • Sistema Nervoso Central: confusão mental, insônia, diminuição da memória, convulsão.

  • Neuromuscular: fraqueza, parestesia, irritabilidade muscular, cãibra, mialgia, tremores, formigamentos.

  • Ouvidos: zumbido ininterrupto, tontura.

  • Sistema Gastrintestinal: inapetência, náuseas, vômitos.

  • Intestino: mal funcionamento do intestino, prisão de ventre e/ou dificuldade para evacuar.

  • Sistema Cardiopulmonar: taquicardia.

Além destes benefícios, um estudo muito curioso sobre suplementação de magnésio e prevenção do aumento da pressão arterial em gestantes, foi publicado pelo Archives of Gynecology and Obstetrics.




Neste estudo, eles puderam concluir que a suplementação de magnésio em gestantes impediu o aumento da pressão arterial diastólica nas últimas semanas de gestação e ainda indicou que o aumento da pressão arterial em gestantes pode estar associado a deficiência de magnésio.ㅤ

Desta forma, é sempre bom falar com o seu médico ou nutricionista sobre a necessidade de suplementação neste importante estágio da vida da mulher.

Viu só quantas complicações a deficiência deste precioso mineral pode desencadear? Evite tudo isso consumindo boas fontes alimentares de magnésio e ou consumindo suplementos de magnésio para complementar a alimentação, quando necessário.

Tipos de suplementos de Magnésio

O magnésio suplemento pode ser encontrado em diversas formas, inclusive aqui você saberá mais sobre o magnésio quelado ou magnésio quelato, indicações e mais!

Existem diversos tipos de suplementos de magnésio, há o cloreto de magnésio, em cápsulas ou na forma líquida, assim como na forma de mineral quelato.

O suplemento de magnésio quelato, assim como qualquer mineral quelato, é ligado a moléculas de aminoácidos que potencializam a sua absorção no organismo, por este motivo tem sido muito utilizado. O magnésio quelato possui as mesmas indicações que as outras formas de suplementação do magnésio.

Agora que já sabe tudo sobre magnésio quelado, para que serve e até indicações, preste atenção: a suplementação de magnésio em pacientes com insuficiência renal deve ser cautelosa, pois o rim, quando tem sua função alterada, perde a capacidade de controlar o equilíbrio, podendo ocorrer uma sobrecarga de magnésio.

Salvo essa exceção, a intoxicação por magnésio é muito rara, uma vez que o corpo aumenta a excreção do mineral em casos de excesso.

Como e quando utilizar suplementos de magnésio?


A melhor forma de utilização dos suplementos de magnésio, bem como melhor horário de consumo, deverão ser estabelecidos pelo médico ou nutricionista, além destas informações também constarem no rótulo das embalagens indicadas pelos fabricantes.

Alimentos ricos em Magnésio


O magnésio faz parte da estrutura da clorofila e é justamente por este motivo que as maiores fontes de magnésio estão nas folhas verde-escuras.

Ressaltamos também aqui a importância de consumir alimentos e farinhas integrais, pois com o processo de refinamento das farinhas elas sofrem redução de até 80% de magnésio.

Os principais alimentos com magnésio, além das folhas verde-escuras, são as frutas como o abacate, banana, uva e figo, oleaginosas como as amêndoas, amendoim, nozes e castanhas, também o encontramos nas sementes de girassol, abóbora e coentro, além do farelo de trigo e aveia.

Tem para todos os gostos, não é mesmo? Inclua boas fontes em sua alimentação e alie hábitos saudáveis a sua rotina.

A melhor forma de utilização dos suplementos de magnésio, bem como melhor horário de consumo, deverão ser estabelecidos pelo médico ou nutricionista, além destas informações também constarem no rótulo das embalagens indicadas pelos fabricantes.

Onde comprar Magnésio?


Na Mundo Verde você pode comprar magnésio, preço imbatível! Aqui você encontra diversos tipos de suplementos de magnésio, além de muitos outros produtos, confira nosso portfólio!