Filtros
Filtrado por:
Categoria
Departamento
Marca
Sem Açúcar
Sem Conservantes
Sem Glúten
Sem Lactose
Subcategoria
Veganos
Faixa de Preço

ÓLEO DE COCO: SAIBA PARA QUE SERVE E COMO USAR

O óleo de coco extra virgem é uma ótima opção para cozinhar, pois é uma gordura resistente ao calor (diferente dos outros óleos vegetais). Um estudo apontou que o óleo de coco extra virgem é mais estável à oxidação em altas temperaturas, produzindo menos radicais livres. Com isso, é indicado para cocção em temperaturas elevadas sem perder as suas propriedades. Confira para que serve o óleo de coco, benefícios, como utilizá-lo na alimentação e para fins estéticos, e muito mais!

O que é óleo de coco?

O óleo de coco, também conhecido como azeite de coco ou manteiga de coco, é um tipo de óleo vegetal extraído da polpa dos cocos (Cocos nucifera) mediante prensagem, mas é apenas um dos produtos derivados de coco.

Ele é composto basicamente por gorduras saturadas, o que representa aproximadamente 90% de sua composição.

Mas espera aí, você deve estar se perguntando: gordura saturada não é aquela que faz mal? Sim, mas a gordura saturada presente no óleo de coco é diferente, pois encontra-se na forma de triglicerídeos de cadeia média (TCM)), ou seja, elas são metabolizadas pelo nosso organismo de forma mais rápida, gerando energia e evitando seu acúmulo na forma de gordura.

Os ácidos graxos saturados presentes no óleo de coco são: láurico, caprílico, cáprico, capróico, mirístico, palmítico e esteárico, porém, no óleo de coco natural é possível encontrar também ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido oleico (ômega 9) e o linoleico (ômega 6), consideradas gorduras boas e essenciais ao nosso organismo, já que não pode não podem ser produzidos por ele.

Como usar na alimentação?

O óleo de coco extra virgem é uma ótima opção para cozinhar, pois é uma gordura resistente ao calor (diferente dos outros óleos vegetais).

Um estudo apontou que o óleo de coco extra virgem é mais estável à oxidação em altas temperaturas, produzindo menos radicais livres. Com isso, é indicado para cocção em temperaturas elevadas sem perder as suas propriedades.

O óleo de coco in natura pode ser adicionado em diversas receitas salgadas e doces como bolos, panquecas, omelete ou ainda adicionado a frutas, torradas e vitaminas.

Se você prefere praticidade ou não gosta do sabor do óleo de coco, pode consumi-lo em forma de cápsulas para obter os seus benefícios.

Suplemento de óleo de coco

Geralmente, o suplemento de óleo de coco é encontrado na forma de cápsulas gelatinosas com óleo de coco puro, sendo uma opção prática de consumo para obter os benefícios do óleo de coco.

É importante ressaltar que o recomendado é seguir a orientação de um nutricionista antes de ingerir suplementos de óleo de coco, que deve ser adequado ao seu estilo de vida e plano alimentar.

Quais os nutrientes e vitaminas do óleo de coco?

E para quem pensa que o óleo de coco contém apenas gorduras, está enganado! Na sua composição além de encontrar ácidos láurico, caprílico, cáprico, capróico, mirístico, palmítico e esteárico, oleico (ômega 9) e o linoleico (ômega 6), contém também vitamina E, que por sua vez, favorece o sistema antioxidante e longevidade.

O óleo de coco tem sido comparado ao leite materno devido à presença do ácido láurico, substância comum em ambos. O ácido láurico auxilia no reforço imunológico trazendo benefícios importantes a quem o consome.

Lembrando que o óleo de coco não substitui nem se equipara ao leite materno quando avaliamos sua composição completa.

Óleo de coco faz mal à saúde?

Não! Desde que seja consumido em quantidades moderadas e em substituição ao óleo que utilizava, o óleo de coco só trará benefícios. Inclusive o óleo de coco é atualmente o melhor óleo para ser aquecido. Mesmo sendo submetido a temperaturas elevadas o óleo de coco não forma substâncias tóxicas rapidamente, além de preservar suas propriedades antioxidantes.

Onde comprar óleo de coco?

Com todos os seus benefícios, você deve estar se perguntando: quanto custa óleo de coco e onde encontrar? Aqui na Mundo Verde você encontra diversas opções de óleo de coco, preço incrível e facilidade de entrega. Não deixe de conferir este e muitos outros alimentos funcionais!

Óleo de coco: benefícios

Como vimos, o óleo de coco é rico em “gorduras do bem” e diversos estudos têm demonstrado efeitos benéficos com relação ao seu consumo. Confira algumas vantagens do óleo de coco:

  • Pode apresentar ação anti-inflamatória.

  • Protege o fígado contra os efeitos do álcool.

  • Fortalece o sistema imunológico.

  • É um antioxidante natural, ajudando no combate aos danos causados pelos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento de algumas doenças.

  • É fonte de ácido láurico, que possui ação antiviral, antifúngica e antibacteriana.

  • Óleo de coco x saciedade: ele ajuda a promover a sensação de saciedade, por isso, algumas pessoas dizem reduzir o apetite com óleo de coco.

Óleo de coco: líquido X sólido

É comum perceber que o óleo de coco pode alterar sua forma, entre líquida e sólida (esbranquiçada). Isso é perfeitamente normal, e ocorre porque o óleo de coco é uma gordura saturada e por isso, em temperatura ambiente, apresenta-se translúcido e líquido, mas com a mudança do clima ou se for conservado em temperaturas abaixo de 25°C ele se solidifica e apresenta coloração esbranquiçada.

Isso não significa que o óleo de coco esteja estragado! Para que ele volte a ser translúcido e líquido, basta colocá-lo em ambiente com temperatura acima de 25°C ou submetê-lo ao processo de banho maria.

Uso estético

E seu uso vai além da alimentação! Como cosmético, o óleo de coco no cabelo funciona como um poderoso hidratante, ajudando a dar mais maciez aos fios. Você pode passar o óleo de coco no cabelo seco, mecha por mecha, e deixar agir por 15 minutos antes de lavá-lo normalmente.

Para a pele, a hidratação com óleo de coco é ideal para manter este tecido macio sem deixá-lo oleoso, pois é absorvido rapidamente. No corpo, você pode passar o óleo de coco puro ou misturá-lo ao seu hidratante para potencializar a hidratação.

O produto também pode ser encontrado na forma de cápsulas de óleo de coco. Comprar dessa forma é uma opção para aqueles que preferem a praticidade.

Óleo de coco emagrece?

A pergunta que não quer calar: o óleo de coco emagrece? Sim, o óleo de coco pode funcionar como um aliado para quem busca perder peso.

Muitos ainda utilizam o termo: óleo de coco termogênico, uma vez que contém predominantemente triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são metabolizados de forma mais rápida pelo nosso organismo e com isso o óleo de coco não é estocado, mas sim utilizado para gerar energia.

Os alimentos considerados termogênicos exigem do corpo um maior gasto de energia para serem metabolizados, com isso, há um aumento da temperatura corporal, que pode acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura.

Fique atento, o óleo de coco sozinho pouco pode te ajudar. O seu consumo para ser potencializado é ideal que seja associado a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Assim como toda gordura, o óleo de coco contém calorias. Uma colher de sopa de óleo de coco tem, em média, 125 Kcal, e deve ser utilizado como um óleo de substituição na nossa alimentação.

Se você adicionar o óleo de coco na sua dieta e continuar a utilizar outros óleos nas preparações, poderá ter um consumo excessivo de gorduras e, consequentemente, poderá ganhar peso, o que não trará benefícios à saúde. Por isso, conte sempre com o bom senso.

Não há necessidade de grandes quantidades de óleo de coco, 1 a 2 colheres (sopa) ao dia já são suficientes para se beneficiar das suas propriedades. Mesmo o óleo de coco sendo uma gordura do bem, o excesso de nenhum alimento é recomendado.