Institucional

MUNDO VERDE: 28 ANOS DE LIDERANÇA NO MERCADO DE BEM-ESTAR E DE QUALIDADE DE VIDA.


A maior rede de lojas de produtos naturais, orgânicos e de bem-estar da América Latina, tem como propósito a vida saudável e a sustentabilidade.

Em 28 anos de existência, o MUNDO VERDE se consolidou como pioneiro e líder na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável e sustentabilidade no varejo brasileiro, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A filosofia “verde” de viver ganhou tantos adeptos que a rede cresceu e hoje soma mais de 335 lojas. Atualmente, as lojas Mundo Verde recebem diariamente mais de 150 mil pessoas em busca de pelo menos um dos cerca de 10 mil itens oferecidos pelos mais de 1.200 fornecedores. O mix de produtos inclui alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, funcionais, sem glúten e sem lactose), complementos alimentares e suplementos para atletas, livros, CDs de música, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para a saúde do corpo, da mente e do planeta.

O segredo do sucesso do Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos, mas em oferecer um conceito completo em alimentação e vida saudável. Por isso, os franqueados e as equipes de lojas são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos, denominado pela empresa como Cultura Mundo Verde de Servir. Diversas lojas também oferecem palestras sobre alimentação e cuidados com a saúde e com a qualidade de vida.

O principal diferencial da marca é aliar variedade, qualidade e informação à excelência no atendimento e no relacionamento com seus clientes. O resultado positivo vem se refletindo na presença em novos mercados e na conquista de diversos prêmios nacionais, com destaque para o de “Melhor Franquia do Brasil 2004”, promovido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo.

Os clientes ainda podem recorrer ao Alô Nutricionista, um serviço gratuito disponível pelo 0800 022 25 28, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo portal www.mundoverde.com.br. A página da empresa recebe mais de 300 mil acessos ao mês, que geram mais de um milhão de cliques. Clientes cadastrados no site recebem semanalmente a newsletter eletrônica - mais de 90.000 pessoas cadastradas -, que traz informações sobre alimentação e hábitos para uma vida mais saudável.

A empresa, que inovou ao trazer para o Brasil uma tendência que já era sucesso no exterior, continua ao longo desses 28 anos apostando na inovação para se renovar a cada dia. Foi uma das primeiras redes de franquia a utilizar as redes sociais como estratégia de marketing. Hoje, está presente no Facebook (com mais de 600 mil fãs), no YouTube, no Google+, no Instagram e no Twitter, além do Blog Mundo Verde, atualmente com mais de 80.000 acessos por mês.

A Revista Mundo Verde, publicação quadrimestral focada em matérias sobre esportes, meio ambiente, alimentação, ecoturismo e informação, é distribuída gratuitamente nas lojas da rede. Nas lojas também são distribuídas publicações que apresentam informações sobre produtos naturais, orgânicos, alimentos funcionais, alimentos sem glúten e sem lactose, alimentos dietéticos, vitaminas e minerais, cosméticos naturais, fitoterapia, receitas e suplementos alimentares para praticantes de atividades físicas.


Princípios e valores

Missão

Oferecer qualidade de vida, consumo responsável e sustentabilidade.

Visão

Ser marca mundial em bem-estar.


Sustentabilidade como propósito há 28 anos

A empresa agrega em sua essência valores e princípios como o comércio justo, o consumo consciente, a ética nos negócios e a responsabilidade social, cultural e ambiental.

“Nosso conceito e filosofia formam uma união perfeita com os anseios dos clientes, que entram em nossas lojas essencialmente para compartilhar ideais. O Mundo Verde virou um estilo de vida, de coisas positivas, saudáveis e boas para o planeta. Para nós, antes de ser um grande negócio, é um modo de olhar a vida e o mundo”, destaca Isabel Maria Antunes Joffe, fundadora da rede.

A começar pelos uniformes dos funcionários, que são feitos com fibras de garrafas pet, diversas iniciativas revelam a preocupação da rede com a questão da sustentabilidade socioambiental. O Mundo Verde foi uma das primeiras redes varejistas no Brasil a aderir às sacolas retornáveis para substituir o uso de sacolas plásticas nas compras - uma “febre” da atualidade.


Mundo do Faz e Conta

A rede Mundo Verde também criou e desenvolve o Projeto Mundo do Faz e Conta, que promove sessões de contação de histórias, com música, brincadeiras e oficinas de arte com material reciclável, em ONGs, em instituições beneficentes e em escolas públicas. Durante a visita da contadora de histórias Tia Dulce, apresenta as histórias do gibi Mundinho Verde, que ensina noções de cidadania, de responsabilidade social e de preservação do meio ambiente.

O projeto já beneficiou mais de 90 mil crianças em mais de 5.000 estabelecimentos nos últimos anos. A iniciativa busca incentivar o hábito da leitura desde cedo e despertar nas crianças o interesse pela preservação do meio ambiente. De forma lúdica e divertida, Tia Dulce leva uma verdadeira lição de ecologia, cidadania, alimentação natural, solidariedade e responsabilidade social. Em 2005, o projeto foi reconhecido pelo Prêmio Valor Social, do jornal Valor Econômico.


Mundo Verde em números:

314 lojas no Brasil, com presença em 24 estados e no Distrito Federal;
62 novas lojas abertas em 2013 no Brasil;
57 novas lojas abertas em 2014 no Brasil;
Meta de expansão: 450 lojas até 2015;
Mais de mil funcionários (média de sete em cada loja);
Mais de 150 mil clientes por dia;
Mais de 30 mil produtos cadastrados (média de 5 mil por loja);
De 3 a 6 mil itens oferecidos em 19 segmentos em cada loja;
Mais de 1.200 fornecedores cadastrados (75% micro e pequenas empresas).