-
Sem resultados...
- Preço
- -

Cálcio
Todo mundo já conhece a importância do cálcio na saúde dos ossos, mas você sabia que ele tem outras funções tão importantes quanto essa? A deficiência de cálcio pode causar diversos problemas graves ao organismo e se o consumo de alimentos ricos em cálcio for baixo, a suplementação pode ser necessária. Veja tudo sobre o cálcio, para que serve, problemas causados pela carência de cálcio, preço de suplementos e quais são os alimentos fonte desse mineral!


O cálcio é o mineral mais abundante do corpo humano, está presente em maior quantidade nos ossos (99%), sendo extremamente importante para a saúde óssea. Por isso, a ingestão adequada de alimentos fontes de cálcio é essencial, principalmente na infância, quando são formadas as reservas de cálcio para o resto da vida.

Os benefícios do cálcio não consistem apenas em promover a saúde dos ossos, apesar de ser uma de suas mais importantes funções. Veja a importância do cálcio em outros sistemas do organismo:
- Coagulação do sangue: os íons de cálcio têm participação em diversos processos no mecanismo de coagulação sanguínea, uma vez que é na presença do cálcio que é ativada a geração de trombina e fibrina, proteína relacionada à coagulação do sangue.
- Contração muscular: o cálcio colabora para o início da contração muscular, com importante papel no ciclo de contração e relaxamento dos músculos, com o coração, pois é responsável pela ativação de enzimas responsáveis pela contração muscular.
- TPM: estudos apontam que a ingestão de cálcio pode reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), como alterações no humor, irritabilidade, retenção hídrica, dores e desejos por alimentos. Isso porque o cálcio atua na bomba Cálcio/Magnésio, e sua deficiência apresenta os mesmos sinais da falta de magnésio, um mineral já conhecido por minimizar sintomas da TPM.
- Diminui a obesidade: a falta de cálcio está relacionada ao aumento do cálcio intracelular, responsável por elevar a insulina que, por sua vez, aumenta a lipogênese – processo que forma ácidos graxos a partir da glicose, que pode resultar no acúmulo de gordura. Além disso, uma alimentação pobre em cálcio está relacionada a uma maior liberação de calcitriol, forma ativa da vitamina D que colabora para a absorção do cálcio, aumentando a sua concentração intracelular nos adipócitos. Esses fatores podem aumentar o risco de obesidade.
- Melhora o sistema imunológico: a carência de cálcio desequilibra o seu nível juntamente como o magnésio e o fósforo, causando uma queda do sistema imune. Por isso, a ingestão adequada do mineral no organismo é essencial para manter a imunidade em dia.
- Transmissão de impulsos nervosos: o cálcio tem participação na regulação e transmissão dos impulsos nervosos entre o nosso cérebro e o restante do corpo

A osteoporose é a doença mais comum causada pela falta de cálcio. Ela promove a diminuição da massa óssea, causando fragilidade e maior risco para fraturas. Além disso, outros sintomas como hipertensão, unhas quebradiças, irritabilidade, insônia, propensão a cáries, dormência no corpo e palpitações também estão associados à falta desse nutriente.

Dentre os alimentos fontes de cálcio podemos citar o leite e seus derivados, vegetais de folhas verde-escuras (como espinafre e brócolis), sementes de gergelim, repolho, tofu, amêndoas, avelã, feijão, entre outros. Os alimentos ricos em cálcio devem fazer parte de uma dieta variada e equilibrada.
Vale lembrar que o cálcio não age sozinho. Para que esse mineral seja fixado nos ossos, é necessária a presença de vitamina D, que além de exercer essa importante função, ainda fortalece nosso sistema imunológico.
Além da ingestão de alimentos ricos em cálcio, é preciso atenção aos fatores que podem prejudicar a absorção do mineral. Por isso, evite o excesso de gordura, pois ela aumenta a excreção do cálcio; cuidado com dose de cafeína, pois o seu excesso pode prejudicar o metabolismo do cálcio e evite a ingestão de alimentos fonte de cálcio com o excesso de ferro, uma vez que esses dois nutrientes interagem entre si, prejudicando sua absorção.
O recomendado é sempre manter uma alimentação saudável e equilibrada em todos os nutrientes, garantindo que o cálcio seja melhor aproveitado para exercer todas as suas funções em nosso corpo.

Considerando que algumas pessoas não consomem alimentos fonte de cálcio e a importância da vitamina D para a absorção desse mineral, pode ser necessário o uso de suplemento de cálcio e também suplementos de cálcio e vitamina D, a fim de suprir às necessidades diárias desses nutrientes. No entanto, é preciso o acompanhamento médico ou de um nutricionista.
A suplementação deve ser feita preferencialmente após exames de sangue para avaliar os níveis de cálcio sérico e cálcio ionizado (cálcio livre na corrente sanguínea) no organismo, verificando a necessidade do uso de suplementos.
O cálcio quelato é uma das formas de suplemento de cálcio que possui melhor absorção e disponibilidade ao organismo, pois está ligado a aminoácidos, facilitando a absorção do cálcio.

Aqui, na Natue, você pode comprar cálcio com o melhor preço, além de encontrar as melhores marcas. Confira!