verao-saudavel

VERÃO SAUDÁVEL

Verão é sinônimo de sol, de praia e de muito calor. A quantidade de roupa diminui e, consequentemente, a preocupação com o corpo aumenta. É importante ressaltar que esse cuidado deve ir além da questão estética, principalmente se estiver relacionado a dietas radicais e duvidosas. No verão, as pessoas devem se preocupar com a hidratação do corpo e dar preferência aos alimentos leves, já que a digestão de refeições ricas em gorduras é mais difícil e, quando aliada ao calor, pode causar desconforto e mal-estar.

Para você aproveitar a estação plenamente, seguem algumas dicas:

– Consuma alimentos ricos em betacaroteno, que auxiliam no processo de bronzeamento e na manutenção da tonalidade da pele. Opte por alimentos como abóbora, cenoura, laranja, manga e tomate.

– Consuma também alimentos fontes de ômega-3, que além de prevenir manchas e ressecamento da pele, auxiliam na absorção do betacaroteno. Boas opções são as sementes de chia e de linhaça, que podem ser acrescidas a vitaminas, a saladas de frutas e a iogurtes.

– Tome bastante líquido para hidratar-se (pelo menos 2 litros por dia), afinal, no verão, sentimos muito calor, transpiramos mais e precisamos repor os  líquidos perdidos. Água, água de coco, sucos naturais e chá gelado são boas alternativas de consumo.

Dica da nutricionista: consuma água aromatizada! São fáceis de preparar, leves, saudáveis e econômicas. Combinando frutas, vegetais, especiarias, ervas e água gelada, é possível preparar uma grande variedade de águas aromatizadas, especialmente agradáveis em dias de calor.

– Tenha uma alimentação repleta de vegetais. Eles são ricos em minerais que são perdidos na transpiração, contêm compostos antioxidantes que inibem a ação de radicais livres (que provocam o envelhecimento precoce da pele após exposição excessiva ao sol) e ainda são repletos de água, ajudando na hidratação do organismo.

– Alguns temperos ajudam a acelerar o metabolismo, como a canela, que pode ser salpicada em frutas o gengibre, ideal para ser consumido em sucos e em saladas e o óleo de coco, que pode substituir outra gordura na hora de cozinhar os alimentos.

– Deu vontade de comer doce? Tome um picolé de fruta! Essa é uma opção mais nutritiva, com poucas calorias e ainda ajuda a refrescar.

– E, por fim, escolha um exercício que lhe agrade. A prática regular e orientada de atividade física, associada à alimentação saudável, auxilia na prevenção de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes, além de doenças cardiovasculares. Quanto mais ativa a pessoa se torna, melhor é a sua qualidade de vida.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_325399130

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS

VERÃO SAUDÁVEL

A quantidade de roupa diminui e a atenção com o corpo aumenta.

SAIBA MAIS
verao-saudavel

8 SEGREDOS DE NUTRICIONISTAS

Tudo que é segredo precisa ser ouvido com atenção. Aproveite!

SAIBA MAIS
shutterstock_157513871

ALIMENTOS PARA DIMINUIR O AÇÚCAR NO SANGUE

Proteja-se de doenças do coração e diabetes.

SAIBA MAIS
shutterstock_376923955
shutterstock_238201477

SAIBA TUDO SOBRE A DOENÇA CELÍACA

Celíacos são pessoas alérgicas a glúten. Descubra tudo sobre o tema!

SAIBA MAIS

10 ALIMENTOS QUE AS NUTRIS CONSOMEM TODOS OS DIAS

Se tá no cardápio delas, não pode faltar no seu. Dá uma olhada nessa lista indispensável das nutris!

SAIBA MAIS
10-Alimentos-nutricionista-todos-os-dias
Connect Error (2002) Can't connect to local MySQL server through socket '/var/run/mysqld/mysqld.sock' (2)