Mv-reportagem-suplemento-site-555x516-px (1) (1)

Vale a pena usar suplementos alimentares?

Especialistas afirmam que eles não substituem alimentos, mas podem ajudar a suprir carências do organismo

Suplementos alimentares, como o próprio nome já diz, têm a função de complementar a alimentação de indivíduos saudáveis. Eles são constituídos por fontes concentradas de substâncias, tais como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos (como o ômega 3), probióticos, além de outras substâncias.

“Os suplementos alimentares servem para compensar uma ingestão deficiente de um ou mais nutrientes ou para compensar uma metabolização ineficiente”, explica o Dr. Kaue Kranholdt, nutrólogo.

Eles podem ser indicados para crianças na primeira infância (as fórmulas fornecidas para lactantes são exemplos de suplemento), adultos, atletas amadores ou profissionais, idosos e até mesmo pessoas com doenças crônicas ou agudas.

O objetivo do uso dos suplementos varia. Segundo Priscila Teles, nutricionista do Mundo Verde, eles podem auxiliar no emagrecimento, ganho de massa muscular, melhora de desempenho esportivo e na disposição, além de trazer benefícios para a prevenção e/ou melhora da saúde intestinal, e até mesmo do sistema cardiovascular, entre outros.

Eles podem se apresentar na forma de cápsulas, comprimidos, gel, líquidos ou pó. Seus horários de ingestão dependem de quais nutrientes estão sendo suplementados e da orientação médica.

Os suplementos mais comuns

A nutricionista elenca alguns dos suplementos mais utilizados por aqueles que fazem atividade física regularmente:

  • Whey protein (proteína do soro do leite): potencializam os efeitos desejados no ganho de massa muscular;
  • Creatina: ajuda no aumento de força e melhora no desempenho;
  • Carboidratos (Maltodextrina, Dextrose, Palatinose, Waxy Maize, Ribose): ajudam a dar mais energia e melhorar o desempenho durante a atividade, além de auxiliar na prevenção de perda de massa muscular;
  • Termogênicos: aceleram o metabolismo, potencializando a quebra de gordura no corpo e auxiliando no emagrecimento;
  • Multivitamínicos;
  • Ômega 3;
  • Colágeno.

Mas vale lembrar que suplementos não substituem alimentos, e sim complementam. Além disso, eles devem ser utilizados realmente por aqueles com necessidades maiores desses ingredientes e sempre que possível, com a orientação profissional. “O consumo de suplemento sem orientação pode ocasionar desperdício financeiro, mudanças de peso e composição corporal não desejadas (como o consumo excessivo de proteínas por pessoas que querem emagrecer e acabando ganhando peso)”, diz Kaue.

Também é importante consumir apenas a quantidade recomendada, evitando o risco de superdosagem. “A maior parte dos suplementos alimentares possuem limites considerados seguros para ingestão, determinados por órgãos internacionais e/ou ANVISA, como vitaminas, minerais, cafeína, por exemplo. Os excessos podem ser prejudiciais à saúde”, esclarece a nutricionista.

Suplementos como os termogênicos, que apresentam mecanismos de aumento de rendimento e que incluem cafeína, podem causar efeitos como elevação na pressão arterial, taquicardia, afetar a qualidade do sono e irritar a mucosa (parede) do estômago.

Comecei a malhar, devo suplementar?

Não necessariamente. Vai depender dos objetivos, como explica Kaue. “Em indivíduos saudáveis que praticam atividade física por lazer e sem foco em performance competitiva, a suplementação não costuma ser necessária”, esclarece o médico. Porém, a melhor maneira de saber isso é procurar orientação para analisar se a alimentação é suficiente e se o metabolismo não tem nenhum déficit.

Quem prefere não consumir suplementos, pode encontrar o que precisa nos alimentos. Suplementos como whey protein, creatina, glutamina e colágeno podem ser encontrados em carnes, leite e ovos.

O papel que os carboidratos, como a maltodextrina, exercem no organismo também podem ser garantidos com o consumo de cereais integrais e frutas.

No entanto, nos suplementos as substâncias podem ser isoladas e assim, em concentrações maiores do que é encontrado nos alimentos. Além disso, o suplemento também pode ser uma alternativa mais prática, pois é mais fácil de transportar e preparar. Mas tudo isso só vai funcionar de maneira adequada, se associado a hábitos saudáveis, como alimentação e atividade física. É bom frisar: os suplementos alimentares não são usados como substituição do alimento, e sim, como complemento da rotina alimentar saudável.

Elixir

O Mundo Verde possui uma marca de suplementos exclusiva, a “Elixir”, indicada para o cuidado da saúde e da beleza das mulheres acima dos 30 anos.

A Elixir é estruturada em seis linhas:

  • Digest: fibras e enzimas importantes na saúde digestiva e funcionamento do intestino;
  • Osteo: nutrientes que auxiliam na saúde óssea como cálcio, vitamina D e magnésio;
  • Vita: Produtos voltados para a saúde e melhora da qualidade de vida da mulher;
  • Beuty: nutrientes relacionados à saúde da pele, dos cabelos e unhas;
  • Antiox: Antioxidantes importantes na prevenção de doenças e no envelhecimento da pele;
  • Slim: produtos que auxiliam no controle do peso.

Nas lojas do Mundo Verde, você encontra esta linha de suplementos dentre outros produtos que buscam oferecer uma alimentação mais saudável.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

reunião-fit-tapioca

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS
shutterstock_277426841-(1)

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS
shutterstock_292297256

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS
shutterstock_38435221-(1)
shutterstock_325399130

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS
shutterstock_118136980-(1)

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER