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SUPERALIMENTOS PARA A SAÚDE DA MULHER

Com a correria do dia a dia, alimentação desequilibrada, sedentarismo, estresse e até mesmo diferentes fases da vida da mulher, podem aparecer sintomas ou patologias indesejáveis, entre eles constipação intestinal, tensão pré-menstrual (TPM), menopausa, obesidade, doenças cardiovasculares.

Selecionamos alguns superalimentos que exercem papéis importantes na saúde da mulher e podem prevenir e/ou controlar esses sintomas.

  • MACA PERUANA: fonte de nutrientes fundamentais para a produção de hormônios sexuais, pode auxiliar no combate aos sintomas da menopausa, aumento da libido e da fertilidade. Rica em cálcio e magnésio, minerais essenciais à saúde óssea, ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose.

Dica da nutricionista: utilize a farinha de maca em sucos, iogurtes e vitaminas.

 

  • LEGUMINOSAS (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico): devem fazer parte do cardápio diário. São excelentes fontes de proteínas, vitaminas do complexo B e dos minerais potássio, cálcio, ferro, fósforo – fundamentais para as mulheres. O consumo regular das leguminosas é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial, derrame e câncer de mama e de cólon.

 

  • SOJA E SEUS DERIVADOS: contêm isoflavonas, substâncias que atuam na prevenção e no controle dos sintomas desagradáveis da TPM e menopausa, pois possuem estrutura química similar à do estrogênio (hormônio sexual feminino), ligando-se aos seus receptores. Auxiliam ainda na prevenção do câncer de mama, assim como na prevenção e no tratamento da osteoporose.

Dica da nutricionista: utilize o tofu como substituto do queijo em receitas de patês e pastas ou adicione-o picado em saladas, regado com azeite de oliva extravirgem. O tofu, além de oferecer os benefícios citados, possui baixo valor calórico.

 

  • SPIRULINA HAVAINA: alga riquíssima em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes, seu consumo ajuda na detox, dá mais energia e disposição, retarda o envelhecimento e previne o câncer. Além disso, a spirulina é fonte do ácido gamalinolênico (GLA), que tem demonstrado resultados interessantes no tratamento de artrite, doenças cardiovasculares, obesidade e alívio dos sintomas da TPM.

Devido à grande concentração de aminoácidos, promove a sensação de saciedade e reduz o apetite, sendo auxiliar no emagrecimento.

 

  • LINHAÇA: semente rica em ômega-3, tipo de gordura que reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, é fonte de lignana, que previne o câncer de mama e alivia os sintomas de TPM. Rica em fibras, auxilia no tratamento da constipação intestinal. Pode ser consumida em saladas, sucos, iogurtes, vitaminas, frutas e em outros alimentos que desejar.

Dica da nutricionista: triture a linhaça no liquidificador para melhor aproveitamento de seus nutrientes. Conserve na geladeira após triturada.

 

  • CRANBERRY: é uma fruta vermelha rica em antioxidantes. Devido à sua potente ação antibacteriana, o suco de cranberry apresenta efeitos benéficos na prevenção de infecções urinárias. Isso ocorre porque essa fruta diminui a aderência e o crescimento de bactérias que causam as infecções, sendo indicada para pessoas que sofrem de cistites de repetição e resistentes ao uso de antibióticos.

Dica da nutricionista: de nada adianta incluir esses alimentos no cardápio se o intestino não estiver saudável e pronto para absorver os nutrientes deles. Por isso é recomendado o uso de probióticos, pois fornecem bactérias benéficas que irão colonizar o intestino, regularizando seu funcionamento e melhorando a absorção de nutrientes. Além disso, aumentam a imunidade, ajudam no tratamento de candidíase, auxiliam no controle do colesterol e atuam na redução do risco de câncer.

 

Fonte: Bruna Murta Nutricionista da rede Mundo Verde

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