sjnm-skate

SE JOGA NO SKATE

Oi, Mundo!

Eu sou a Adê Leão, ganhadora do concurso do Mundo Verde, e a partir de agora teremos este espaço no blog para dar continuidade às nossas aventuras de “Se Joga no Mundo”, a websérie que vai explorar as maneiras mais gostosas de levar uma vida saudável. Aqui, contarei mais detalhes sobre todas as novas experiências, dicas e bastidores do que estamos aprontando. E você já pode conferir a primeira delas no canal do Mundo Verde no YouTube.

 Adê minha primeira vez

 

Minha primeira vez

Não, gente, não tem nada a ver com sensualizar… Rs! Nos episódios do quadro “Minha primeira vez”, eu vou sempre explorar um esporte ou atividade que nunca tinha feito antes, e nesse primeiro episódio foi a vez do skate!

A escolha foi proposital, porque o skate é um dos novos esportes que serão incluídos nas Olimpíadas de 2020, no Japão. Como disse, tinha andado há alguns anos, quando cheguei em São Paulo (sou de Belém/Pará), mas de forma amadora, por conta própria. Foi a primeira vez que procurei uma loja de skates para entender melhor o esporte e as diferenças entre shapes, rodinhas e comprimentos. É impressionante como cada coisa e cada detalhe faz diferença.

 

O skate

2

Esse é o Vinicius Kohn, foi ele quem me atendeu na loja Skater Center, em São Paulo. Ele me deu muitas dicas e montou esse skate LINDÃO pra mim!

Segundo o Kohn, esse é o skate tradicional, o melhor para quem está começando a praticar e é chamado carinhosamente de “skatinho”. Ele é indicado para iniciantes porque possibilita um controle maior dos movimentos em função do tamanho e das rodinhas, que são maiores e mais duras. Isso também o faz mais versátil para praticar em diferentes pistas. Além dele, existem diversos tipos de skate, alguns dos mais comuns são o longboard e o cruiser.

1

 

Não existe uma regra, mas para a gente que está começando, o mais indicado é procurar um lugar reto, sem muitas ondulações no chão, para podermos conhecer o skate, descobrir como equilibrar o próprio peso e evitar machucados. Você pode encontrar essas pistas e grandes parques em todo o Brasil, como a Praça Roosevelt, em São Paulo, a Vila Olímpica Gamboa Skatepark, no Rio de Janeiro, ou pistas próximas da sua casa aqui.

Na Skate Center, eles têm uma minirrampa (ou half), que é uma rampa em forma de meia-lua muito tradicional em pistas de skate. Lá, você pode usá-la e fazer uma aula com os instrutores. Eu fiz uma e adorei! Fiquei com um pouquinho de medo, mas depois que você pega o jeito, não dá vontade de parar!

Cuidados

ATENÇÃO! O uso dos equipamentos de segurança é MUITO IMPORTANTE para a sua diversão:

3

joelheiras

cotoveleiras

munhequeiras (para o punho)

capacete

O skate é um esporte que trabalha muito com o equilíbrio e é essencial que a gente se proteja, principalmente no começo, quando não temos muita noção de como nos manter em pé no skate.

Foi show! Andar na rampa não é tão difícil quanto eu pensava. E sabe qual é a lição de vida do skate? Agacha e levanta. Nas rampas, o movimento de agachar e levantar é o que te move de um lado para o outro, quase como uma balança.

O outro ponto importante é remar. Remar é o ato de impulsionar para frente você e o skate, com o pé no chão. Isso, assim como a posição dos pés, se não for feito direito, pode te levar a tombos doloridos.

Quanto mais estabilidade e controle do peso do seu corpo em cima do shape, mais divertida fica a brincadeira. Os movimentos que fazemos são muito parecidos com o que fazemos no treino de perna na academia.

Posição dos pés: sempre para frente, em cima dos parafusos.

Para remar: comece dando remadas curtas, não se esquecendo de posicionar os pés da maneira certa em cima do skate.

Saí da loja com uma vontade danada de radicalizar e fui parar no Parque de Esportes Radicais, que fica localizado no Bom Retiro, São Paulo. Lá tem pistas bem legais, que vão do nível iniciante ao profissional. Elas são bem diferentes: uma é maior que a outra e com várias ondulações, justamente pra você não precisar sair dela.

 

4

 

Ah! E não se esqueça: cair faz parte! Superação também é enfrentar cada desafio com a certeza de que vamos fazer nosso melhor, independente do resultado.

Você já tem dicas suficientes para se jogar no skate! Agora tá na hora de colocar em prática. E aí, bora? Comente no vídeo como foi a sua experiência!

Quarta te espero com um novo episódio lá no canal do YouTube e aqui no blog!

Beijos!

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_292297256

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS
shutterstock_277426841-(1)

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS
shutterstock_325399130

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS
shutterstock_118136980-(1)
reunião-fit-tapioca

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS
shutterstock_38435221-(1)

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER