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Saiba mais sobre a nutrição esportiva

Profissional que atua nesta área analisa e adapta a alimentação de quem pratica esporte

 

Ter uma alimentação balanceada é um dos pilares para ter saúde. Quem pratica atividade física deve se atentar ainda mais com o cardápio, isto porque durante o exercício o músculo é desgastado, necessitando, portanto, de reposição por meio de alimentos ou até suplementos. A nutrição esportiva é indicada nestes casos.

 

Segundo Marcela Mendes, nutricionista do Mundo Verde, esta é uma das áreas de atuação do nutricionista que visa compreender individualmente as necessidades físicas, químicas e bioquímicas de cada paciente, aplicada aos diferentes tipos de esporte e atividade física. É indicada para esportistas, pessoas que praticam atividades físicas para condicionamento físico ou pra alcançar a forma física desejada, e aos atletas que possuem um objetivo específico e querem aumentar sua performance, normalmente com a finalidade de competição.

 

Os benefícios da nutrição esportiva são inúmeros. “Um profissional especializado tem capacidade de analisar o indivíduo de maneira individualizada, conhecendo suas necessidades de micro e macronutrientes, os suplementos específicos para cada esporte, bem como adaptá-los segundo o gasto calórico individual, melhorando a performance e o rendimento”, destaca Marcela.

 

Cardápio de quem pratica esporte

 

Os alimentos e suplementos mais indicados para quem pratica atividade física devem ser indicados por um nutricionista, pois este tipo de indicação leva em consideração a quantidade a ser consumida, rotina de treino e tipo de exercício praticado.

 

No entanto, a nutricionista destaca a importância das proteínas para reconstrução e recuperação do músculo; dos carboidratos para fornecimento de energia e recuperação muscular; como também o bom uso de aminoácidos para construção muscular e aumento do sistema imunológico.

 

A avaliação individualizada leva em conta fatores como doenças cardiovasculares, de pressão e de circulação, por exemplo. O uso de outros suplementos e a regularidade da atividade física também são revistos.

 

Marcela destaca ainda que o ganho de massa muscular está intimamente ligado à nutrição e ao que se consome. Vale lembrar que a prática regular e orientada de atividade física também contribui para o ganho e manutenção do músculo, mas uma refeição equilibrada e com quantidade adequada de proteínas, carboidratos e boas gorduras ajudam a alcançar o objetivo.

“As proteínas podem vir de fontes animais ou vegetais, sendo provenientes da carne vermelha, ovos, peixes e frango, bem como grão de bico, ervilha, lentilha e soja, por exemplo. Carboidratos ricos em fibras, como arroz e macarrão integrais, são boas opções, além das boas gorduras (como azeite de oliva extravirgem, óleo de abacate e Ômega 3)”.

 

Alimentação pré e pós-treino

 

Uma dúvida comum é o que comer antes e depois da atividade física. Marcela explica que esta questão depende de diversos fatores, tais como o tipo de exercício, de metabolismo e do processo digestivo do paciente.

 

“Muitos atletas conseguem treinar ainda em jejum pela manhã. Em contra partida, outros questionam a queda do rendimento e da força ao malhar sem comer. Em outros casos, o consumo de líquidos, como shakes, vitaminas e suplementos de proteínas, são muito bem aceitos por serem rapidamente absorvidos e transformados em energia”, completa a profissional do Mundo Verde.

 

Por Fernanda Lima

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