Mv-reportagem-site-555x516-px (1) (1)

Saiba como cuidar da saúde e se preparar para curtir o Carnaval

Investir em um café da manhã reforçado, com frutas e proteínas, é uma das dicas dos especialistas

Chegou a época mais animada do ano: o carnaval. É um período em que muita gente curte a folia sem se preocupar com o amanhã, afinal, a festa só ocorre uma vez no ano. Mas vá com calma. Alguns cuidados com a saúde são importantes e te ajudarão a curtir os bloquinhos com mais energia.

É comum nos dias de festa, por exemplo, ingerir bebida alcoólica em excesso e ficar exposto ao calor e à desidratação, por isso é importante, desde cedo, investir em um café da manhã reforçado.

Segundo a Dra. Marcela Voris, nutróloga membro da Associação Brasileira de Nutrologia, a primeira refeição do dia deve conter carboidratos. “Eles garantem energia”, explica a médica. Boas alternativas são as frutas mais docinhas e com bastante quantidade de água”, sugere.

Além dos carboidratos, Marcela destaca a importância do consumo de proteínas e gorduras boas, pois elas aumentam a sensação de saciedade e ajudam a segurar a fome.

Alimentos industrializados, com muito corante, conservante e sódio devem ser evitados. “Eles podem causar azia, queimação e mais sede – dependendo da quantidade de sódio. Por isso, o ideal é consumir comida de verdade, priorizando frutas, legumes e verduras”, diz a Dra. Marcela.

Também é indicado evitar alimentos na rua que ficam expostos por um longo período, como frituras e carnes, pois não é possível saber em que ambiente foram conservados. Além disso, os alimentos podem estragar mais rapidamente no calor, levando a um quadro de intoxicação alimentar ou infecção intestinal.

De acordo com o médico Roberto Debski, além do café da manhã garantir mais fôlego para pular o carnaval, ele é importante para iniciar o dia com energia e evitar a hipoglicemia pelo jejum prolongado.

A importância da hidratação

Ainda segundo o médico, no carnaval também perdemos líquidos através da respiração. “É muito importante mantermos a hidratação adequada para que permaneçamos com saúde”, explica.

A desidratação ocasiona um desequilíbrio no metabolismo. Por isso, é importante lembrar de beber água ou outros líquidos, como sucos naturais ou chás.

Um parâmetro para avaliar o grau de hidratação é a cor da urina. Ela deve ser amarela clara, o que indica que a pessoa está hidratada. O volume a ser ingerido depende do tamanho, peso, idade, mas em geral um adulto necessita, em média, de 2 a 2,5 litros de água ao dia.

A hidratação também é importante para ajudar a reduzir os sintomas da famosa ressaca, causada pelo excesso de álcool. Segundo Marcela, a ressaca representa uma perda de vários neurônios. A dica é ingerir bastante líquido, e, para prevenir os sintomas, enquanto se está bebendo, intercalar 1 copo de bebida alcoólica com 2 de água.

Boas noites de sono

É normal dormir pouco no carnaval. Segundo Marcela, noites mal dormidas não são repostas. “Tudo isso gera um estresse dentro do nosso organismo, e a gente precisa entrar num ritmo normal. A longo prazo isso pode trazer danos físicos, como envelhecimento. Então, apesar de ser uma data festiva, o ideal é curtir com moderação”, sugere a médica.

Não esqueça da pele!

A Dra. Juliane Viana, cirurgiã dermatológica, sugere algumas dicas com a pele durante o carnaval. A primeira é clássica: não esquecer do protetor solar, que protege a pele contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce. O produto, com fator 30 no mínimo, deve oferecer proteção contra raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). Também é importante o uso de chapéus, bonés e roupas confeccionadas com proteção UVA e UVB.

Ainda segundo a médica, o consumo de álcool também prejudica a pele, causando ressecamento. “O consumo excessivo de bebidas alcoólicas promove a formação de radicais livres ocasionando perda de viço, luminiosidade, rugas, vermelhidão e surgimento de linhas finas”, explica.

Por fim, a especialista alerta para o uso prolongado de maquiagem na pele sem lavagem adequada: “Obstrui os poros e piora a qualidade da cútis. A dica é sempre lavar o rosto com sabonete adequado e deixar a pele descansar”, sugere. Sendo assim, a dica é curtir a folia com consciência, lembrando dos cuidados importantes com a alimentação, sono e pele.

“Pela Jornalista Fernanda Lima”

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_38435221-(1)

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS
shutterstock_118136980-(1)

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS
reunião-fit-tapioca

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS
shutterstock_277426841-(1)
shutterstock_292297256

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS
shutterstock_325399130

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER