Conheça os benefícios do colágeno

Proteína é produzida naturalmente pelo organismo, mas após certa idade especialistas indicam a suplementação

Por Fernanda Lima

O colágeno é uma proteína responsável pela manutenção de várias partes importantes do nosso corpo, como manter a pele mais elástica e firme, reforçar tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos, além de sustentar os órgãos internos. É a proteína mais abundante no ser humano, representando mais de 30% do total.

De acordo com a nutricionista Viviane Pereira, do Mundo Verde, o colágeno desempenha papel estrutural no organismo, no entanto, a partir dos 30 anos ocorre uma queda natural destra proteína no organismo. Com o passar do tempo, essa perda torna-se cada vez mais significativa, fazendo com que aos 50 anos nosso corpo consiga produzir apenas 35% do que seria ideal, por isso é comum sua suplementação.

Os benefícios do colágeno

O colágeno é uma proteína de origem animal, por isso pode ser encontrado em alguns alimentos, em maior ou menor proporção. Os alimentos de origem animal no geral são ricos em colágeno, com uma concentração maior na pele, cartilagens, tendões e ossos de aves, bovinos e suínos.

O teor adequado de colágeno no organismo traz consequências positivas para a saúde. A pele, por exemplo, tende a ter menos estrias e celulites. Os cabelos, por sua vez, crescem mais fortes, assim como as unhas, além de fornecer mais resistência na saúde articular, prevenindo lesões.

Suplementação

O Colágeno, para a suplementação, pode ser encontrado na forma de pó (solúvel) e em cápsulas.

Viviane Pereira explica que atualmente existem vários tipos de colágenos, o mais comum é do Tipo I, que está relacionado à saúde da pele, cabelos, unhas e articulações. O Tipo II, por sua vez, exerce efeitos mais significativos na parte articular, como em cartilagens, tendões e articulações.

Nas lojas Mundo Verde é possível encontrar o BodyBalance, popularmente chamado de Tipo III. Estudos comprovam que este tipo tem efeitos benéficos no ganho e recuperação muscular e na redução de massa gorda. Sendo assim, é recomendado para aqueles que praticam atividade física regularmente com o objetivo de ganhar massa magra, reduzir a massa gorda e também para idosos ou aqueles mais debilitados por sua ação na força e resistência muscular. Recomenda-se o consumo de 1 scoop ao dia, o que irá fornecer 28 gramas de proteína no sabor natural e 26 gramas de proteína no sabor abacaxi.

Outra opção é o Colágeno Verisol, marca patenteada e voltada para a beleza da pele, prevenindo e amenizando rugas e marcas de expressão, por exemplo. Para alcançar a recomendação diária, a indicação de consumo é de 4 cápsulas ao dia.

Por Fernanda Lima

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_277426841-(1)

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS
reunião-fit-tapioca

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS
shutterstock_292297256

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS
shutterstock_38435221-(1)
shutterstock_325399130

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS
shutterstock_118136980-(1)

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER