INTOLERÂNCIA A LACTOSE E ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE

Apesar de serem desencadeadas pelo mesmo alimento e causarem sintomas parecidos, são diferentes e requerem tratamentos individualizados.

 

A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade do organismo de digerir a lactose (açúcar presente no leite e seus derivados) pela deficiência ou pela falta da enzima lactase, tornando o leite um alimento de difícil digestão. A intolerância pode acontecer a qualquer momento, desde a infância, podendo se agravar na vida adulta.

 

Os sintomas mais comuns são: Diarreia (sintoma mais comum), náuseas, dor e distensão abdominal e gases.  A intensidade dos sintomas é decorrente da quantidade de lactose ingerida e da tolerância de cada pessoa. O uso de enzima lactase, pode permitir o consumo destes alimentos e evitar reações indesejáveis.

 

A alergia a proteína do leite é provocada pelas proteínas presentes no leite, que são identificadas pelo sistema imunológico como um agressor, uma substancia estranha e que precisa ser combatida. Neste caso, as principais reações são: diarreia, distensão abdominal e gases, mas também pode causar lesões na pele (urticária e coceira), problemas respiratórios, inflamação da mucosa intestinal ou mesmo feridas e sangramentos intestinais.

 

Tais sintomas são desencadeados na primeira infância e a alergia é descoberta logo no inicio, podendo melhorar com o passar dos anos. Neste caso, deve-se excluir da alimentação, durante toda a vida, leite e seus derivados que contenham sua proteína, a fim de evitar a reação alérgica pelo organismo.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_220046971

ANSIEDADE: APRENDA A DOMINÁ-LA!

Você sabia que a alimentação pode aliviar ansiedade?

SAIBA MAIS

COMA E PROTEJA O CORAÇÃO

Combine esses alimentos com bons hábitos e viva la vida!

SAIBA MAIS
SAÚDE-DO-CORAÇÃO-ALGUNS-ALIMENTOS-PODEM-TE-AJUDAR-A-PROTEGÊ-LO

SAIBA COMO USAR BEM SEU LIXO DOMÉSTICO

Descarte está longe de ser a melhor opção.

SAIBA MAIS
Saiba como usar bem seu lixo doméstico

5 ALIMENTOS DETOX PRA TER NA GELADEIRA

Alguns alimentos que você já tem na geladeira podem ajudar no processo detox.

SAIBA MAIS
detox
27

CONA – ENXERGUE O LADO VERDE DA VIDA

Você conhece as terapias e tratamentos do CONA Saúde Natural?

SAIBA MAIS

BIQUÍNI E PARAFINA: É A VEZ DELAS NO SURFE

Mais que pegar uma cor, a mulherada tá afim de pegar onda.

SAIBA MAIS
12

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER