sjnm-glúten

DO NUTRICIONÊS PARA O PORTUGUÊS – GLÚTEN

Oi Mundo! <3

Hoje é dia de ficar por dentro das dicas de vida saudável com o quadro Do Nutricionês para o Português!

E o assunto que decidimos abordar é polêmico, recém-famoso e tá na boca de todo mundo que fala em dieta: GLÚTEN.

Você sabe EXATAMENTE o que é glúten?

Eu, por exemplo, não sabia. Por isso imaginei que essa também deve ser a dúvida de muita gente que acompanha nosso canal.

Então, se joga no glúten!

DSC06083

Pra começar, a definição DO QUE É:

Glúten é a proteína encontrada no malte, no centeio, na maioria das aveias (porque são processadas na mesma máquina que o trigo) e em seus derivados.

Quem já ouviu falar do glúten também já deve ter ouvido falar da doença celíaca, que é caracterizada pela inflamação da mucosa do intestino delgado,o que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, levando a má absorção dos nutrientes e outras manifestações clínicas.

Pois é! Se você assistiu ao nosso novo episódio lá no canal, deve ter visto que eu fui em várias padarias de uma mesma rua e nenhuma delas tem um pão sem glúten, por exemplo.

Se liga no que NÃO PODE na dieta sem glúten:

  • Pão francês, integral, de forma, pão doce, tortas, empadão, salgadinhos, croissant, pizza, quibe, macarrão, massas à base de trigo, cerveja, whisky, achocolatados, a maioria das aveias, shoyo, nuggets, empanados e alguns produtos de higiene e limpeza também.

A lista é imensa, eu sei, mas graças ao avanço da tecnologia e da indústria de alimentos, hoje existem muitas opções para cada um desses alimentos que listei acima, e celíaco nenhum fica passando vontade.

A lista do que PODE na dieta sem glúten também é grande:

Arroz, biscoitinho de arroz, farinha de arroz – TUDO DE ARROZ! J – milho, quinoa, amaranto, feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha, pães sem glúten (já existem várias marcas que disponibilizam), biscoito de polvilho, de soja, de arroz, de milho, tapioca, alfarroba, frutas, legumes, verduras e oleaginosas (nuts).

Viu só? Consegue perceber também por que quem não come glúten acaba comendo mais saudável? Chega a ser automático. Por isso é que, ultimamente, tem se aliado a ausência de glúten à dieta.

Além da doença celíaca, existem pessoas com sensibilidade ao glúten (eu, por exemplo!), que não chega a ser um caso extremo, mas também causa complicações quando a pessoa ingere algo que o contenha.

Os sintomas mais comuns estão ligados a transtornos gastrointestinais, como diarreia, distensão abdominal, cólicas e inchaço. Mas dependendo do caso, tem gente que não pode nem entrar numa padaria.

E os efeitos, além de problemas gastrointestinais, também podem gerar transtornos hormonais e até neurológicos.

 

Dica da Adê:

No Mundo Verde, por exemplo, tem uma seção da loja só para produtos assim. Tem pão, torrada e mais um monte de coisas que eu imagino que você nem saiba que exista na versão sem glúten. Vale a pena conferir! 😉

DSC06172

No episódio de hoje, nós mostramos o Gaia, um restaurante e café localizado na Vila Leopoldina que tem opções incríveis, desde bolo de chocolate até coxinha de frango (e tudo uma delícia, eu provei e posso garantir!).

 

 

Bom, nós ficamos por aqui! Espero que vocês tenham gostado do assunto e solucionado muitas dúvidas! Deixem seus comentário aqui com a gente se essas informações foram úteis pra você. É sempre bom recebermos feedbacks de quem acompanha.

 

Um beijo e até a próxima!

 

Adê <3

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

reunião-fit-tapioca

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS
shutterstock_277426841-(1)

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS
shutterstock_292297256

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS
shutterstock_325399130
shutterstock_38435221-(1)

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS
shutterstock_118136980-(1)
Connect Error (2002) Can't connect to local MySQL server through socket '/var/run/mysqld/mysqld.sock' (2)