Dicas para reduzir os sintomas da TPM

Alimentação, atividade física e o consumo de produtos naturais podem amenizar as dores e irritações

Mensalmente, 9 em cada 10 mulheres sofrem de Tensão Pré Menstrual, a temida “TPM”. Apesar de não ter cura, existem algumas dicas para evitar ou amenizar os sintomas

A TPM é uma doença reconhecida e catalogada, que tem mais de 150 sintomas relacionados. Os mais comuns são irritabilidade, alterações de humor, cólica, dor nas mamas e inchaço no corpo, principalmente na região abdominal, ansiedade, compulsão alimentar, dor de cabeça, acne, entre outros.

De acordo com a nutricionista Marcela Mendes, do Mundo Verde, o conjunto de sintomas indesejáveis é causado pelas alterações hormonais que acontecem antes do período menstrual.  Em geral, os sinais aparecem na metade do ciclo menstrual e desaparecem em até dois dias após o início da menstruação.

Dicas para amenizar a TPM

A prática de atividade física, bem como o consumo adequado de água, auxiliam na melhora dos sintomas da TPM, sugere a nutricionista Marcela. Com estas atitudes simples, é possível reduzir o inchaço, além de melhorar a circulação e as alterações de humor.

Investir na alimentação também é de grande valia, isto porque a nutrição pode ajudar a amenizar os sintomas. Sendo assim, a dica da nutricionista é investir em cereais integrais, pois eles controlam a compulsão alimentar e reduzem a ansiedade.

Os chás de camomila e gengibre, sugere a nutricionista, têm ações benéficas na redução de cólicas. Além disso, o consumo de alimentos fonte de L-triptofano como banana, castanhas, damasco, feijões, aveia, abacate e lentilha, contribui com a redução da ansiedade e alterações de humor.

No entanto, é preciso ficar alerta em relação àqueles alimentos que podem atenuar os sintomas da TPM. Marcela conta que o consumo excessivo de sal, açúcares, bebidas alcoólicas e cafeína aumentam a retenção de líquidos/inchaço, dificultam a circulação, aumentam as cólicas e dores nas mamas e contribuem negativamente com alterações de humor, podendo aumentar sintomas de irritabilidade e ansiedade.

Produtos naturais

Além das dicas que sugerimos para o controle da TPM, a nutricionista sugere o consumo do Óleo de Primula e o Chá Feno grego, ambos disponíveis nas lojas Mundo Verde.

O Óleo de Prímula, por exemplo, é constituído por ácido gama linolênico (GLA), substância essencial para o nosso organismo e que, neste caso, atua no controle da produção hormonal feminina, auxiliando assim na redução dos sintomas da TPM.

O chá de feno grego, por sua vez, é bastante utilizado para redução de sintomas de TPM e/ou menopausa, pois tem a capacidade de regular os hormônios. Assim, auxilia na redução de cólicas e dores e alterações de humor.

Por Fernanda Lima

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