MV-Post-Dia-Mundial-da-Alimentac¸a_o

Dia Mundial da Alimentação: confira dicas de como ter hábitos mais saudáveis

Pequenas atitudes impactam em grandes mudanças. Altere sua rotina alimentar desde já e colha inúmeros benefícios para a saúde

Como está a sua alimentação? Esta é uma das reflexões que podem ser feitas no dia 16 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação.  No entanto, cuidar do que ingerimos diariamente deve ser uma preocupação constante.

A boa notícia é que, cada vez mais, estamos melhorando nossos hábitos alimentares. Uma pesquisa divulgada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) apontou que grande parte dos brasileiros tem se preocupado com sua saúde e qualidade de vida, por isso, é comum investirem em um cardápio mais saudável e natural, priorizando uma alimentação que contenha mais frutas, legumes e verduras.

Os números mostram que oito em cada dez brasileiros (80% das pessoas) se esforçam para ter uma alimentação saudável; além disso, 71% dos entrevistados disseram preferir esse tipo de produto, mesmo que tenham que pagar mais caro por eles.

Como ter hábitos mais saudáveis?

Pequenas atitudes impactam em grandes mudanças e em um novo estilo de vida e saúde. Quando o assunto é cardápio, algumas podem ser valorizadas. Confira uma lista preparada pela nutricionista Marcela Mendes, do Mundo Verde, e incorpore-as em sua rotina desde já!

– Aumente o consumo de água: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é consumir, no mínimo, dois litros de água por dia, o que equivale de oito a dez copos ao dia. Para as crianças, essa quantidade é um pouco menor, de quatro a seis copos ao dia.
– Inclua cereais integrais todos os dias, em 1 ou mais refeições;
– Consuma, pelo menos, 2 tipos de frutas diariamente;
– Reduza o consumo de embutidos, frituras e alimentos industrializados;
– Valorize o consumo de alimentos cozidos e assados;
– Inclua, pelo menos, 3 cores diferentes de alimentos no prato;
– Mastigue mais devagar;
– Tente não consumir líquidos durante as grandes refeições;
– Evite o consumo de refrigerantes e bebidas ricas em açúcares e corantes artificiais;
– Verduras e legumes devem estar sempre presentes;
– Inclua folhosos crus verdes claros e escuros na mesma refeição;
– Evite falar enquanto come.

Você já ouviu falar em saudabilidade?

A nutricionista ensina que saudabilidade vai muito além de uma refeição ou plano alimentar bem elaborado. Saúde esta relacionado a um estilo de vida construído diariamente e que contempla uma boa alimentação, pratica de atividade física, consumo adequado de água e cuidado com o corpo e com a mente. “Ser e estar saudável impacta em um melhor funcionamento intestinal, na saúde da pele/cabelos e unhas, no emagrecimento, em uma boa noite de sono, aumento do desempenho físico em esportes e na rotina de trabalho. Uma pessoa saudável raciocina melhor, vive por mais tempo e se relaciona integralmente consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor”, conta a especialista.

A falta de uma rotina saudável de alimentação e de esportes pode aumentar o estresse físico e mental, diminuir o foco e a concentração, além de diminuir o metabolismo e influenciar no ganho de peso. Seguindo por esta trilha, vale evitar alimentos industrializados e pobres em fibras, proteínas e carboidratos complexos. Isto porque eles atrapalham o processo digestivo e intestinal, diminuem a nossa imunidade e geram inflamações no organismo, além de impactarem diretamente no envelhecimento precoce das células e geração de doenças diversas.

Reeducação alimentar: como começar

Não é fácil mudar os hábitos alimentares, afinal, são anos e anos seguindo a mesma rotina. A primeira dica da nutricionista para começar a reeducação alimentar é começar com o apoio de um profissional da saúde, pois ele irá orientar de maneira individualizada e adequada cada indivíduo. “As necessidades de nutrientes, porções e opções de alimentos devem ser ajustadas considerando peso, altura, estilo de vida e rotina de esportes, por exemplo”, explica Marcela.

Outras pequenas mudanças na rotina diária também são indicadas para melhorar a qualidade de vida, tais como substituir as farinhas refinadas por farinhas integrais no preparo de receitas culinárias, introduzir vegetais folhosos e frutas todos os dias, além reduzir ou cortar de vez refrigerantes, bebidas ricas em açúcares e corantes artificiais, frituras e embutidos. O consumo adequado de água e a mastigação mais lenta também devem ser considerados ao iniciar uma reeducação alimentar. Aqui vale a máxima: “Cuide do seu corpo. Você mora dentro dele”. Topa o desafio?

Por Fernanda Lima

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

shutterstock_38435221-(1)

VAMOS TREINAR EM UM LUGAR MAIS VERDE?

A natureza pode te ajudar muito na hora de treinar.

SAIBA MAIS

PLANTAS QUE MELHORAM A QUALIDADE DO AR

Conheça as plantas capazes de filtrar e purificar o ar da casa.

SAIBA MAIS
shutterstock_325399130

GUIA PARA APROVEITAR SHOWS E FESTIVAIS

Tudo o que você precisa saber para aproveitar muito o dia. Confira!

SAIBA MAIS
shutterstock_292297256

DÁ PRA VIVER SEM CARRO?

SIM! Veja o lado positivo de viver sem motor.

SAIBA MAIS
shutterstock_277426841-(1)
shutterstock_118136980-(1)

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

A batata-doce é mais maravilhosa do que você imagina.

SAIBA MAIS

REUNIÃO DA GALERA FIT = FESTIVAL DA TAPIOCA!

Bem mais saudável que qualquer churrasco.

SAIBA MAIS
reunião-fit-tapioca

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER