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Conheça 8 benefícios da atividade física para a saúde

O dia 6 de abril é comemorado o Dia Internacional do Esporte. A data simboliza a importância em manter-se ativo e estimula a prática da atividade física. Não é novidade que movimentar o corpo faz bem para a saúde. Mas você realmente sabe quais são estes benefícios?

Com a ajuda da Carina Rosin, personal trainer e proprietária do Noiva em Forma, separamos uma lista com 8 benefícios que a prática de atividade física proporcionam à saúde. Confira:

1) Faz bem para o corpo e mente

Os benefícios da prática esportiva não atingem só o corpo. A mente também se beneficia. A prática esportiva tem o potencial de atingir o ser humano em sua totalidade, causando efeitos positivos no organismo, no aspecto físico e biológico, além do âmbito mental e emocional.

2) Aumenta a oxigenação do cérebro

Durante a execução do exercício, o organismo produz uma quantidade ainda maior de oxigênio para o cérebro. Isso ajuda a aprimorar as funções cognitivas e de raciocínio da pessoa.

3) Estimula as funções mentais

Quando se faz uma atividade esportiva, mobiliza-se uma série de capacidades e funções mentais, como agilidade, raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção mais clara, reflexos mais rápidos, entre outras.

4) Aumenta o “colesterol bom” e diminui o “colesterol ruim”

É comprovado que fazer um esporte um pouco mais intenso e com uma certa frequência aumenta os índices de HDL (colesterol bom) e diminui o LDL (colesterol ruim).

5) Fortalece os ossos

A prática regular de atividade física auxilia na construção da massa óssea e no fortalecimento e manutenção da mesma.

6) Melhora o sono

Quando se pratica atividades físicas, o corpo gasta mais energia e consegue, no horário adequado, ter um sono melhor.

7) Fortifica os músculos

Os músculos são mobilizados no momento da prática esportiva, sendo um dos principais responsáveis pela movimentação do corpo. Um músculo forte e saudável garante melhor movimentação e menor cansaço.

8) Aumento da capacidade cardio-respiratória

Movimentar-se garante mais fôlego e uma capacidade pulmonar e respiratória maior. Além disso, o coração será capaz de bombear mais e melhor o sangue.

Comece já!

Carina Rosin acrescenta que, sempre respeitando os limites e condições do corpo, é de suma relevância dedicar-se a algum esporte. Isso porque o sedentarismo pode causar efeitos negativos no corpo.

A capacidade cardio-respiratória, por exemplo, fica prejudicada. Ou seja, você se cansa mais fácil, fica sem fôlego com a menor atividade e sente o coração mais acelerado com o mínimo de esforço, o que ocasiona um aumento na pressão sanguínea (pressão alta).

O corpo também começa a perder um pouco de suas funcionalidades e a ter algumas falhas. Além disso, se você não se exercita, perde aos poucos a amplitude dos seus movimentos e os músculos ficam mais fracos.

Quanto mais cedo se iniciar um esporte, maiores serão os benefícios da prática esportiva. Se você é sedentário, comece com uma atividade mais leve e vá elevando a intensidade aos poucos, sempre lembrando se hidratar e alongar antes e depois das atividades, e claro, se nutrir de modo adequado.

“Comece o quanto antes uma atividade física e a pratique ao menos 3 vezes na semana. A regularidade dessas atividades vão gerar benefícios que vão ser apreciados durante toda a vida”, completa a profissional de educação física.

“Pela Jornalista Fernanda Lima”

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