shutterstock_215637520

CANELA: O TEMPERO QUE AFASTA A GRIPE

A canela é uma especiaria utilizada para dar sabor e aroma aos alimentos. Mas você sabia que ela pode trazer diversos benefícios para a sua saúde?

Uma característica muito conhecida da canela é a sua propriedade termogênica, ou seja, ela tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, fazendo com que ocorra uma maior liberação de energia, auxiliando no processo de emagrecimento.

Outra propriedade é a ação hipoglicemiante, que diz respeito à redução dos níveis de glicose na corrente sanguínea. Estudos mostram que a canela melhora a função dos receptores da insulina, hormônio responsável por ativar a entrada de glicose na célula, auxiliando na prevenção e no tratamento do diabetes tipo 2.

A canela também tem ação antioxidante devido à presença de compostos fenólicos em sua composição. Essa propriedade ajuda a neutralizar a ação de radicais livres, que podem levar a problemas cardiovasculares e a alguns tipos de câncer. Outros benefícios são relatados pelos estudos, como o anti-inflamatório, o antibacteriano e o antifúngico (sendo bastante citada a ação da canela sobre a candidíase, por exemplo), além do auxílio na redução do colesterol.

Apesar do mecanismo ainda não estar bem esclarecido, os estudos mostram evidências da ação antiviral da canela. Essa especiaria estimula o sistema imunológico, melhorando a resposta do organismo contra gripes e resfriados. Um estudo realizado por pesquisadores americanos utilizou diversos extratos de plantas (canela, cebola, alho, cravo, hortelã-pimenta, cacau e açafrão) a fim de investigar a ação sobre um vírus muito semelhante aos que afetam os humanos, provocando gripes, resfriados e até mesmo herpes. A canela foi o único extrato capaz de inativar o vírus.

Para aproveitar esses benefícios, utilize a canela em suas preparações como bolos, sobremesas, frutas e chá. As dosagens utilizadas nos estudos apontam que 1 colher de chá, em torno de 5g de canela em pó por dia, já é o suficiente para trazer benefícios. O consumo em excesso (além dos 5g diários) pode provocar aumento nos batimentos cardíacos, alergias e irritações das mucosas do sistema digestivo. Gestantes devem evitar o consumo dessa especiaria, pois aumenta o risco de aborto. Além disso, pessoas com problemas de fígado e de rins devem consultar um profissional antes de fazer a utilização do produto, pois pode agravar o dano causado aos órgãos.

 

Fonte: Priscila Teles.

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

8

DICAS SUSTENTÁVEIS PRO INVERNO

É possível ser sustentável em qualquer época do ano. Confira!

SAIBA MAIS

CONHEÇA A LINHA INTEGRAL DE COOKIES

Integral de verdade, sem farinha ou açúcar refinado.

SAIBA MAIS
cookies-integrais

SUPERGRÃOS – CONHEÇA O FREEKEH E O PAINÇO

Já sabemos que os cereais integrais devem fazer parte de uma dieta saudável.

SAIBA MAIS
shutterstock_251025229

O QUE COMER NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES?

É preciso comer de 3 em 3 horas, mas o que comer?

SAIBA MAIS
shutterstock_118310938
lactose free

INTOLERÂNCIA À LACTOSE. EU TENHO, E AGORA?

Sem susto. A intolerância à lactose é mais comum do que você imagina e pode ser controlada.

SAIBA MAIS

ESPECIAL DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Confira 6 maneiras de diminuir o açúcar na dieta.

SAIBA MAIS
shutterstock_296066060
Connect Error (2002) Can't connect to local MySQL server through socket '/var/run/mysqld/mysqld.sock' (2)