Alimentos ricos em Fibras

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

Com certeza você já ouviu falar em fibras e no quanto elas são importantes para o seu intestino. Mas sabia que os benefícios vão muito além? Elas podem auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol elevado e, até mesmo, no controle da obesidade.

As fibras também têm um papel importante no controle de peso, pois, ao ajudar a preencher espaço no estômago, fazem você se sentir mais saciado. Elas também são capazes de suprimir a grelina, hormônio responsável pela fome. Ou seja: comer fibras pode fazer com que você coma menos, sendo aliadas no controle de peso. Elas também controlam os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que a liberação de insulina não seja excessiva. A insulina é o hormônio responsável por captar glicose para a célula e, quando liberada em excesso, pode induzir o acúmulo de gordura no corpo.

Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As solúveis, em contato com o meio líquido, se transformam em um “gel”, que ocupa espaço no estômago, e permanecem mais tempo por lá, prolongando a sensação de saciedade. Já as insolúveis, retêm uma maior quantidade de água, aumentam e dão volume ao bolo fecal, auxiliando na regulação intestinal, além de estarem relacionadas à prevenção de câncer de intestino.

Você deve estar se perguntando como inserir essas maravilhas na sua vida, não é verdade? Listamos aqui alguns alimentos ricos em fibras que não podem ficar fora da sua dieta.

Sementes e cereais integrais: chia, linhaça e aveia são ótimas fontes de fibras. Em torno de uma a duas colheres de sopa ao dia, são suficientes. Podem ser adicionados a frutas, saladas, iogurtes naturais, sucos, vitaminas, massas de pães e bolos, na tapioca etc. Outros alimentos ricos em fibras e que também podem fazer parte da dieta são o arroz integral, o grão de trigo, a quinoa e o amaranto.

Raízes: alimentos, como batata-doce, mandioca e inhame, além de bastante nutritivos, são boas fontes de fibras, podendo compor as suas principais refeições.

Frutas: abacate, goiaba, maçã e pera são exemplos de frutas que possuem boa quantidade de fibras. Uma dica é, sempre que possível, consumi-las com casca ou aproveitá-las em receitas. O abacate, além de ser fonte de fibra (uma unidade média possui em torno de 10 g), é rico em gorduras boas, que auxiliam na proteção contra doenças cardiovasculares e no controle do colesterol.

Leguminosas: alimentos, como grão-de-bico, lentilha, ervilha e os feijões, são ricos em fibras, proteínas e antioxidantes.

Algumas farinhas: farinhas de banana-verde, maracujá e berinjela são alguns exemplos que podem fazer parte da nossa alimentação. A farinha de banana-verde é fonte de amido resistente, um tipo de fibra com ação prebiótica, ou seja, favorece o crescimento e a fixação de boas bactérias no intestino, auxilia no controle e na prevenção de diabetes e reduz o colesterol. Essas farinhas podem ser adicionas em receitas de bolos, panquecas, pães, sucos, vitaminas… Use a sua criatividade!

Gostou das dicas? Recomenda-se consumir mais de 25 g ao dia, porém, não se deve exagerar, ok? O ideal é que essas fibras sejam incluídas na dieta de forma gradativa para evitar possíveis desconfortos gástricos, como sensação de inchaço e gases. Aumentar a ingestão de água é essencial para que as fibras tenham o seu funcionamento de forma regular.

Fonte: Priscila Teles – Nutricionista

PROCURAR POR PALAVRA-CHAVE

alimentos-que-não-podem-faltar-em-casa

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR EM CASA

Nós te ajudamos a fazer uma lista de mercado mais saudável.

SAIBA MAIS

MÃE MULTITAREFAS: COMO SE MANTER SAUDÁVEL NA CORRERIA DO DIA A DIA

Para esse Dia das Mães, pare um minutinho e vem saber como cuidar melhor da sua saúde.

SAIBA MAIS
cuidados-dia-das-maes

8 SEGREDOS DE NUTRICIONISTAS

Tudo que é segredo precisa ser ouvido com atenção. Aproveite!

SAIBA MAIS
shutterstock_157513871

VERÃO? TODO MUNDO PRA FORA!

As crianças tão de férias e é hora trocar os games por ar livre!

SAIBA MAIS
7
superalimentos-que-nao-podem-faltar-cardapio

10 SUPERALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO CARDÁPIO DE SUA MÃE

Estes 10 superalimentos não podem ficar de fora do cardápio da sua mãe, porque o consumo deles está relacionado à proteção contra diabetes, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. … Continue lendo “10 SUPERALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO CARDÁPIO DE SUA MÃE”

SAIBA MAIS

SEU CORPO PRECISA DE GORDURAS

Saiba escolher as gorduras boas para proteger seu coração.

SAIBA MAIS
gorduras-boas

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER