O grande malefício é o seu consumo em excesso, por ser considerado um alimento bem calórico e sem nutrientes, propicio para o ganho de peso.
Além disso, o açúcar antes mesmo de cair na circulação, passa pelo pâncreas, para que a insulina quebre a glicose e controle a quantidade certa que irá até a corrente sanguínea. Quando o consumo é em excesso, a insulina tem dificuldades de fazer o seu trabalho e acaba deixando grande quantidade de glicose ir para o sangue aumentando a glicemia.
Esse aumento na glicemia de forma brusca, pode acarretar problemas como resistência à insulina e diabetes, levando a maiores consequências. Por esse motivo o consumo de açúcar deve ser controlado a todos, principalmente a quem já tem diabetes.
Também estimula produção de dois hormônios em nosso cérebro chamados dopamina e serotonina, que promovem a sensação de prazer semelhante as drogas, fazendo com que nosso corpo fique viciado naquilo.
Por isso falam que o doce é um vício em nossa vida e deve ser consumido com moderação, pois assim como qualquer vício, é importante tomar precauções.