
O que são adoçantes?
O adoçante é um substituto do açúcar utilizado para conferir sabor doce às bebidas e preparações de forma menos calórica que o açúcar ou até sem calorias. É utilizado principalmente por portadores de diabetes, que seguem dietas com ingestão controlada de açúcares ou por pessoas que estão em processo de emagrecimento.


- Poder adoçante superior ao do açúcar comum
- Não causam picos de glicose no sangue
- Possuem baixa ou zero calorias
- Podem ser utilizados em bebidas e preparações sem açúcar

Essa é uma dúvida muito comum: adoçante faz mal? Quando consumidos na quantidade certa, os adoçantes não fazem mal à saúde! Entretanto, é necessário ficar atento, já que alguns adoçantes podem apresentar efeitos colaterais.
Algumas opções não devem ser consumidas por gestantes, como a sacarina, que pode atravessar a placenta por não ser excretada pelo organismo. Durante a lactação, a sacarina pode passar pelo leite materno.
Pessoas com fenilcetonúria, doença genética que altera o metabolismo da fenilalanina, não podem consumir o adoçante aspartame, já que este possui esse componente. Além disso, em pessoas sensíveis, o aspartame pode causar crises de enxaqueca.
O consumo superior a 50g de sorbitol ao dia pode causar efeito diurético, além de estar relacionado a distúrbios gastrointestinais como cólica, gases e diarreia. Fora isso, ainda pode aumentar a eliminação de cálcio, devendo ser minunciosamente analisado antes de ser consumido por pessoas com osteoporose, gestantes e mães que estão amamentando.
Atualmente, o adoçante mais seguro para consumo é a stevia, obtido de maneira 100% natural.

Muitas pessoas acreditam que o adoçante engorda, entretanto, apesar de ter maior grau de doçura, é menos calórico quando comparado ao açúcar, favorecendo assim o processo de perda de peso, desde que seu consumo esteja aliado a uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Conheça melhor cada um dos tipos de adoçantes:
- Adoçantes naturais:geralmente são extraídos de vegetais e frutas. Os principais adoçantes naturais são a stevia, sorbitol, manitol, frutose e xilitol. Apesar de naturais, devem ser consumidos com moderação. A stevia pode apresentar sabor residual amargo caso utilizada em grande quantidade.
- Adoçantes artificiais: são obtidos sinteticamente em laboratório. Os principais são a sacarose, sucralose, acessulfame-k, aspartame, sacarina e ciclamato. Costumam ser os mais utilizados como adoçantes culinários, pois não perdem estabilidade quando levados ao fogo.

É muito comum ter dúvidas sobre qual o melhor adoçante para diabéticos. Apesar de todos os tipos de adoçantes poderem ser consumidos por pessoas com diabetes, os mais indicados são os adoçantes naturais, como a stevia, o xilitol e o sorbitol.

Os adoçantes devem ser consumidos com moderação por pessoas com problemas renais, gestantes e mulheres que amamentam. Adoçantes com sódio, como ciclamato de sódio, não deve ser consumido por pessoas com hipertensão.
De maneira geral, os adoçantes não oferecem riscos à saúde se consumidos por pessoas saudáveis e dentro da dosagem recomendada, mas é indicado consultar um médico ou nutricionista antes de consumi-los.

Aqui na Natue você encontra adoçante, preço incrível e nem precisa sair de casa para comprar o seu! Aproveite e confira nossas opções.