Produtos

MEL: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DESSE ADOÇANTE NATURAL

O mel abelha é utilizado desde a antiguidade por ser considerado um produto especial, com aplicações nutricionais e terapêuticas. Conheça os benefícios do mel, como consumir o mel, comprar e muito mais.

O QUE É MEL?

O mel tem aparência viscosa e é produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. A composição do mel pode ainda variar de acordo com a espécie da abelha, o clima e as flores, porém, é constituído basicamente de açúcares.

Existem diversos tipos de mel, dentre eles o mel de bracatinga (produzido no sul do Brasil, mais escuro e seu poder de doçura é menor quando comparado ao mel produzido a partir do néctar floral) que vem se popularizando no nosso país.

BENEFÍCIOS DO MEL

Devido às diversas propriedades do mel de abelha para nossa saúde, ele é muito utilizado na “medicina popular”. Dentre os principais, podemos destacar:

  • Efeito cicatrizante.

  • Pode ser usado sobre a
    pele para tratamento de feridas e queimaduras.

  • Ação antibacteriana e anti-inflamatória, por isso o mel para garganta é muito utilizado para combater infecções e inflamações.

  • Propriedades antioxidantes devido aos seus compostos fenólicos (tocoferóis, flavonóides e ácidos fenólicos).

  • Possui oligossacarídeos e outros carboidratos que tem efeito prebiótico (estimulam o crescimento e/ou atividade das bactérias benéficas no intestino) que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

  • Possui vitaminas e minerais.

  • Possui propriedades digestivas e laxativas.

MEL: CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS

O mel é contraindicado para pessoas com diabetes, pois causa elevação na glicose sanguínea, assim como o açúcar.

Crianças menores de um ano não devem consumir mel, pois há risco de contaminação pelo Clostridium botulinum, que transmite o botulismo. Isso pode ocorrer, pois o sistema imunológico da criança ainda não consegue se defender dessa bactéria.

COMO CONSUMIR MEL?

O mel é considerado um adoçante natural, podendo ser um bom substituto do açúcar. Por conta do perfil nutricional do mel, benefícios diversos podem ser oferecidos à saúde.

MEL ENGORDA OU EMAGRECE?

Essa dúvida é muito comum: mel emagrece ou engorda? Por ser um alimento calórico, quando consumido em excesso, o mel engorda, porém, quando associado a hábitos de vida saudáveis e à prática regular de atividade física o mel só tem a contribuir para a saúde.

Muitas pessoas aderem à dieta do mel com o objetivo de perder peso, no entanto, ele não faz milagres e ainda deve ser consumido com moderação.

MEL TEM PRAZO DE VALIDADE?

O mel tem características que inibem a proliferação de micro-organismos (alta concentração de açúcar, umidade e pH ácido), mantendo a sua validade por anos.

No entanto, vale lembrar que fatores como exposição ao calor e luz podem colaborar para o envelhecimento do mel. Por isso, o ideal é armazenar o mel em recipiente bem fechado, ao abrigo da luz direta, calor e umidade.