Assine o: RSS Feed

8 de February de 2012

Sacolas de plástico x Ecobags: a luta continua

Postado por: Mundo Verde em 25 de Junnho de 2009

Ontem, dia 24 de junho, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou o projeto de lei que determina a substituição gradual pelos estabelecimentos comerciais de sacolas de plástico por outras mais resistentes e reutilizáveis.

No dia 23, terça-feira, o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, já havia lançado em São Paulo uma campanha para incentivar a substituição das sacolas plásticas. Na ação do Ministro, um dos principais objetivos é incentivar a substituição de sacolas plásticas, utilizando outras formas de transportar compras e acondicionar o lixo, por exemplo.

Em matéria publicada pela Agência Brasil, os dados da Associação Brasileira de Supemercados (Abras) sobre o consumo de sacolas plásticas no país assustam: o Brasil consome a cada ano 12 bilhões de sacolas plásticas e cada brasileiro usa em torno de 66 unidades por mês.

Reutilizar, reduzir, reciclar

Reutilizar, reduzir, reciclar

As decisões tomadas pelo Governo do Estado e pelo Ministério do Meio Ambiente são motivo de comemoração para a Rede Mundo Verde, já que a preocupação com a diminuição de resíduos plásticos sempre esteve presente nas ações da empresa, através de projetos como a campanha “Eu amo o Mundo” e o desenvolvimento da Ecobag Mundo Consciente.

Isabel Antune Joffe, membro da diretoria do Mundo Verde, acredita que já passou da hora de o Brasil tomar ações ecologicamente responsáveis em relação aos resíduos, ao lixo e à reciclagem.

A preocupação com o plástico é uma das metas diárias que o Mundo Verde promove em suas lojas. Em um post de março de 2009 já falamos sobre a reutilização das sacolas plásticas como sendo o meio mais eficaz de diminuir o consumo e cuidar do meio-ambiente.

Sabemos que em muitas lojas da Rede as sacolas plásticas ainda são utilizadas, mas estamos em constante busca por opções de substituição que sejam práticas e viáveis. Acima de tudo, o Mundo Verde acredita no poder de decisão de nossos clientes e consumidores, que diariamente freqüentam nossas lojas em busca de um estilo de vida mais saudável e aderindo à nossa filosofia do bem-estar.

Há uma necessidade de mudar os hábitos culturais da população para que se acostumem a evitar ao máximo a utilização de sacolas plásticas em todo e qualquer tipo de compra.

Bolsa Mundo Consciente

Bolsa Mundo Consciente

A responsabilidade sócio-ambiental é de todos, e depende de uma educação diária para que comecemos a perceber os impactos que as mudanças de nossas atitudes podem trazer.

Participe desse movimento e comece a substituir o plástico pelas ecobags. Afinal de contas, a Terra não é descartável! O Mundo Verde disponibiliza em suas lojas a Bolsa Mundo Consciente, para que os interessados adotem uma atitude inteligente em prol do planeta. Comece a fazer a diferença, seja com a Bolsa Mundo Consciente ou com outras bolsas de palha, juta ou tecido.

Preserve o VERDE, O MUNDO é seu!


Comentários

13 Respostas to “Sacolas de plástico x Ecobags: a luta continua”
  1. Luana Abreu disse:

    Realmente o Brasil está bem atrasado no quesito sustentabilidade. E o Mundo Verde também. Li que em breve abrirão várias lojas… essas lojas poderiam aproveitar e não comprar sacolas plásticas.
    E confesso que eu mesma ainda não adquiri a minha ecobag e continuo usando sacolas plásticas. Mas hoje entendo que tem que partir de mim, de cada um de nós. Não podemos esperar que seja obrigatório para que usemos as sacolas reutilzáveis.
    Vamos preservar, galera! Sei que pode começar por mim e farei isso hoje mesmo!

  2. Joana Angélica disse:

    Concordo plenamente com a Luana… Nas próximas lojas do Mundo Verde n deveriam haver sacolas plásticas já p incentivar essa sustentabilidade q o pessoal aki do blog tanto inspira.
    Bem, eu axo q a minha consciência qto a ecobags ou sacolas plásticas já está bem formulada: Tenho 3 ecobags já na minha ksa e embora ainda n tenha feito isso, pensei essa semana q todas as próximas vezes q for ao mercado já vou levar até pq cabem mto mais coisas nas ecobags do q nas sacolas plásticas!!!
    Tem q usar os 3 R’s!!!

  3. Marcos Moraes disse:

    Eu fabrico estas sacolas e cresce a cada dia o numero de pedidos, as pessoas estão se concientizando, o Brasil esta mudando.

  4. Renata disse:

    Eu e minha família ajudamos muito o Projeto Tamar e eles falavam que o plastico era, fora o homem, um dos piores inimos pras tartarugas, mas na loja deles eles davam sacolas de plastico, comentamos com eles que isso não fazia sentido, hj dão aquelas sacolas de papelão..
    E eles tem tambem as ecobags..
    Nos mercados, eu sempre levo a minha, mas as caixas parecem que querem que eu pegue sacola, sempre vem com: “Será que vai caber tudo aí?” ou Eu tenho que falar umas 3 vezes que não quero sacola..
    O Mercadorama(Wal-Mart) estão dando 3 centavos de cesconto a cada 5 produtos, se você não pegar sacola, eu acho pouco e que faz muita gente pensar:” Mas só 3 centavos?”, mas já é um começo..
    Daqui a pouco não vamos precisar dessas “promoções” ridiculas pra não usarem sacola!

  5. Obrigada por todos os comentários! Com certeza o Mundo Verde está cada vez mais empenhado em fortalecer a idéia de abolir as sacolas plásticas! Entretanto, isso está sendo feito de forma gradativa.

    Fazemos frequentemente ações e campanhas valorizando as sacolas retornáveis, como a campanha Eu Amo o Mundo. Cada sacola entregue ao consumidor é dinheiro gasto pelo comerciante e prejuízo para o planeta.

    Se em nossas lojas os funcionários começarem a fazer uma simples pergunta: “Você precisa de sacola para levar suas compras”? “Você trouxe a sua sacola de pano?” para cada cliente, ou vice-versa, certamente todos acordarão para o problema do excesso de plástico no planeta!

    O objetivo do Mundo Verde é agregar pessoas num time único, com bastante sinergia. Somente um time unido, em torno de um ideal comum, é capaz de mobilizar mais e mais pessoas.

    Como ensinam os chineses, a volta ao mundo começa com um passo! É bom contar com o apoio de vocês!

    Um abraço,
    Isabel

  6. Claudia disse:

    Ola !! sou seguidora deste blog, seja nosso amigo tambem adorei as reportagens ambientais o planeta terra agradece estas atitudes.
    Um abraço

    Claudia

  7. Mundo Verde disse:

    Oi Cláudia, tudo bom?
    Você também tem um blog? Deixe aqui um link para que possamos conhecê-lo!
    Um abraço!

  8. Mundo Verde disse:

    Não é bom perceber essa mudança de comportamento, Marcos?

  9. Mundo Verde disse:

    As “promoções” são uma forma de tentar mudar as atitudes das pessoas, mas a longo prazo com certeza essas ações serão desnecessárias, já que a tendência é que as pessoas comecem a mudar seus hábitos em prol da sustentabilidade. Obrigada pelo comentário, Renata!

  10. Renata disse:

    Olá!!!
    Se os funcionários fossem treinados em perguntar se é necessário uma sacola. Essa atitude faria com que as pessoas refletissem se realmente é necessário embalar uma barrinha de cereal, por exemplo. Eu normalmente coloco na minha própria bolsa. O Mundo Verde tb poderia ter embalagens de papel…

  11. Mundo Verde disse:

    Olá Renata, como disse a Diretora de Marketing do Mundo Verde, Isabel Antunes Joffe, no comentário acima, o Mundo Verde já iniciou uma campanha com os funcionários para que perguntem antes sobre a entrega da sacola. Essa é apenas uma das ações rumo à mudança de atitude, que será gradativa, para ser eficiente.
    Obrigada pelo seu comentário!!!

  12. Parabéns pelo ótimo trabalho e pelo legítimo engajamento da Mundo Verde no blog. Um espaço para debates de alto nível e oferta de conteúdo valioso disponível para qualquer usuário.

    Forte Abraço,

    Fábio Zanetti
    Ecobag Coletiva

  13. Mundo Verde disse:

    Olá Fábio, ficamos muito felizes com seu comentário, especialmente porque com o trabalho da Ecobag Coletiva sabemos que você e sua também estão sempre empenhados para fazer desse Mundo mais Verde!

Deixe um Comentário, e se você quizer ter sua foto ao lado dos seus comentários, faça seu gravatar!

home | top